E o mais importante: qual a importância dele para os cabelos? O pH é uma faixa de potencial hidrogeniônico que usamos pra determinar se o meio está ácido, básico ou neutro a partir de uma análise, dependo do resultado dessa escala, o pH pode interferir na estrutura dos fios e também em sua saúde, maciez e brilho.
O pH capilar varia em torno de 4,0 e 6,0. É um pH ácido. E COMO O pH AFETA O CABELO? Sendo o pH capilar ácido, sempre que aplicamos substâncias com pH diferente disso, alteramos a estrutura da fibra capilar.
Quando o valor de pH cai abaixo de 6.0, a camada da cutícula contrai e aperta. Um condicionador de acidez média (com pH inferior a 7) pode ajudar a dar brilho ao cabelo, pois uma superfície suave é mais propensa a reflectir mais luz; os ácidos fortes irão, no entanto, danificar o cabelo.
O nosso cabelo varia de 4,5 a 5,5 em seu potencial. Já o couro cabeludo vai de 3,8 a 5,6. Por isso, é importante utilizar shampoos levemente ácidos, com pH de 4 a 5, mantendo, assim, o equilíbrio dos fios. Nessa faixa de medida, conseguimos fechar as cutículas sem alterar ou prejudicar a estrutura capilar.
A escala de pH varia de 0 a 14. Um pH de 7 é neutro. Um pH inferior a 7 é ácido. ... Por exemplo, pH 4 é dez vezes mais ácido do que pH vezes (10 vezes 10) mais ácido que pH 6.
O pH do couro cabeludo, assim como o do restante da pele do corpo, fica entre 4,5 e 5,5. Já o ph da haste capilar é de 3,67. Ainda que não exista um padrão para o conceito de produtos de baixo pH, algumas pesquisas consideram que o pH do shampoo é baixo quando ele é inferior a 5,5, ou seja, o ph do couro cabeludo.
Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-. A camada hidrolipídica que protege o cabelo, a pele e a unha tem pH levemente ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de pH.