Os tempos verbais são recursos da gramática que indicam o momento da fala de alguém. Eles podem exprimir passado, presente e futuro por meio do verbo. Assim, ajudam o interlocutor a indicar, na fala, se algo já ocorreu, acontece no momento em que se fala ou ainda vai ocorrer.
Uma ação pode ocorrer no passado, no presente ou no futuro. Os tempos verbais indicam o momento em que ocorre essa ação.
Bom, dentro do português existem três principais tempos verbais, que são o presente o pretérito (passado) e o futuro.
As formas verbais são as diferentes maneiras que os verbos podem ter. Elas dependem da pessoa, do tempo e do modo. Amo, amei, comia, comerei, partiu e partira são exemplos de formas verbais que os verbos amar, comer e partir apresentam. ... ª pessoa do singular), ELE/ELA (3.
Os tempos verbais têm justamente a função de sinalizar a situação comunicativa e, segundo uma certa afinidade que apresentam com cada uma das duas ordens de situação, dividem-se em dois grupos. Pertencem ao grupo I o presente, o pretérito perfeito composto, o futuro do presente simples e composto, além das locuções.
Através de um morfema chamado DESINÊNCIA MODO TEMPORAL, são marcados o tempo e o modo de um verbo. ... O MODO VERBAL caracteriza as várias maneiras como podemos utilizar o verbo, dependendo da significação que pretendemos dar a ele. Rigorosamente, são três os modos verbais: INDICATIVO, SUBJUNTIVO e IMPERATIVO.
O verbo indica um processo localizado no tempo. Podemos distinguir: presente, pretérito e futuro.