1 moderação, economia, contenção, controle, medida, poupança, racionamento, regra, retranca. Comedimento e modéstia: 2 modéstia, simplicidade, frugalidade, abstinência, austeridade, comedimento, discrição, singeleza, sobriedade, temperança.
Significado de parcimônia: Parcimônia, muito usada em psicologia. Significa usar Cautela.
Parcimônia ou parcimónia é um conceito epistemológico que rege a relação de valor entre hipóteses ou cursos de ação. O significado literal da palavra é "menos é melhor".
A escrita correta dessa palavra é Parcimônia. A palavra deve ser acentuada com acento gráfico circunflexo em sua sílaba tônica.
Ultimamente a palavra "parcimônia" tem sido muito usada na mídia para revelar e criticar a maneira inadequada como alguns de nossos políticos têm usado as aeronaves do governo para viagens com objetivos pessoais e, em alguns casos, levando seus familiares e amigos.
Agir com parcimônia é sinônimo de ser modesto nas ações, não optando pelos exageros, mas apenas por aquilo que é essencial ou suficiente para suprir determinada necessidade. Por exemplo: "Os gastos da empresa deverão ser geridos com parcimônia" ou "Usei as palavras com parcimônia para não provocar conflitos".
O princípio da parcimônia prevê que a explicação mais simples, capaz de abranger o maior número de observações ou achados relacionados a um determinado fenômeno, deve ser assumida como a correta, evitando-se a larga probabilidade de erro associada às explicações mais complexas ou múltiplas (COIMBRA; JUNQUEIRA, 2010).
Significado de Parcimônia Ato ou costume de economizar, de poupar; economia: seu excesso de parcimônia o mantinha fora das dívidas. Qualidade do que é parco, poupado, econômico. Etimologia (origem da palavra parcimônia).
O termo recursos pode ser considerado como qualquer elemento utilizado para alcançar um determinado fim. Assim, por exemplo, é possível falar de recursos econômicos, recursos humanos, recursos intelectuais, recursos renováveis, etc.