Opacidade linear fina que corresponde ao septo interlobular, deve ser distinguida de estruturas centrolobulares. Aumento na espessura do septo interlobular, usualmente causado por edema, infiltração celular ou fibrose. Pode ser lisa, irregular ou nodular.
A consolidação parenquimatosa e a opacidade em vidro fosco são achados na TCAR que têm sido associados com doença pulmonar ativa ou reversível. Entretanto, a opacidade em vidro fosco pode também ser encontrada em casos nos quais a fibrose é a anormalidade predominante.
Aumento da atenuação do parênquima pulmonar que pode ou não obscurecer os contornos dos vasos e brônquios.
reticulação - inúmeras pequenas opacidades lineares que, conjuntamente, produzem uma aparência semelhante a uma rede. bronquiectasia - diâmetro do brônquio maior que o da artéria adjacente ou ausência de afilamento dos brônquios e identificação de brônquio a 1 cm da superfície pleural.
Uma opacidade nodular é uma área de hipotransparência do pulmão com formato arredondado, ou seja, um nódulo. Existem vários tipos e causas de nódulos pulmonares. Geralmente, são benignos. Contudo, é importante uma avaliação da imagem por um especialista.
As lesões pulmonares com padrão alveolar (consolidações) podem ser agudas ou crônicas. Lesões agudas são: pneumonia, edema pulmonar, hemorragia pulmonar, aspiração. Causas crônicas são: neoplasias, pneumonia em organização, pneumonia eosinofílica crônica, proteinose alveolar.
A atelectasia pulmonar é uma complicação respiratória que impede a passagem de ar suficiente, devido ao colapso dos alvéolos pulmonares. Isso normalmente acontece quando existe fibrose cística, tumores no pulmão ou quando o pulmão ficou cheio de líquido devido a uma pancada forte no peito, por exemplo.