Significado de Oboé substantivo masculino Instrumento musical de sopro, de madeira, palheta dupla e tubo de forma ligeiramente cônica.
Significado de Oboísta substantivo masculino e feminino Pessoa que toca oboé.
O som do oboé é nasalado, caracteristicamente mais áspero (mais palheta) quando comparado com o timbre claro e aberto da flauta. O oboé é considerado por muitos, além dum instrumento dificílimo, um instrumento com um som lindíssimo.
ORIGENS DO OBOÉ O oboé é a evolução da charamela, um instrumento medieval de palheta dupla, surgiu na França no final do século XVII e deve-se a construção do primeiro oboé a Jean Hotetterre (1605-1690), luthier francês oriundo de família de músicos.
A diferença entre um oboé e um clarinete é que um oboé é um musical instrumento confeccionado em Woodwind com palheta dupla. ... Um clarinete é um instrumento musical de sopro com uma boquilha de uma palheta. O clarinete consiste em um tubo cilíndrico com uma extremidade queimada e, os orifícios tapados pelas teclas.
O oboé é um instrumento musical de sopro, classificado como um aerofone, membro da família das madeiras. Este instrumento contém uma palheta dupla.
O oboé possui em uma de suas extremidades duas palhetas feitas de madeira nas quais o músico sopra e, por isso, é caracterizado como um instrumento de palheta dupla. O som é emitido pela passagem do ar entre as palhetas, o que origina um timbre anasalado.
Na orquestra sinfônica o fagote é considerado o baixo da família das palhetas duplas. A música para oboé é escrita na clave de sol, tocando as notas na tonalidade diretamente escrita na partitura, não é um instrumento transpositor.
O som do clarinete é composto por formantes ímpares o que lhe confere um brilho excepcional nos registros agudos (Clarion) e um som aveludado e quente nos registros graves (Chalumeau). É um instrumento muito usado na música erudita e, também, um dos instrumentos prediletos dos músicos de Jazz e Blues.
O oboé surgiu em França, no século XVII e descende da charamela, um instrumento de sopro fisicamente semelhante - longo, ligeiramente cónico e de palheta dupla mas com buracos para dedilhação - mas rapidamente a substituiu e ganhou espaço nas orquestras e nas obras de Bach, Mozart, Schumann.