O Objeto Direto é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição. ... Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: Ana vende livros.
O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o sentido dos verbos transitivos. - vem sempre associado a um verbo transitivo; - liga-se ao verbo sem preposição, exigida por este; - indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação verbal.
Objeto direto Os objetos diretos sempre complementam verbos transitivos diretos, ou seja, aqueles que precisam de algo que complete seu sentido na oração. Sem esse complemento, a ação do verbo é considerada incompleta. Para identificar esse tipo de objeto, é bem simples: Identifique o sujeito e o verbo da oração.
O objeto direto é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto e, algumas vezes, pode aparecer preposicionado. Como você já deve saber, o objeto direto é aquele termo integrante da oração que complementa o sentido de um verbo transitivo direto.
O núcleo do objeto direto e do objeto indireto é demarcado pela palavra de maior significância, ou seja, de maior peso em relação ao sentido. ... Temos que o objeto direto está representado pela expressão "as encomendas", haja vista que quem entrega, entrega algo.
a) Objeto direto do verbo "diga": "só a boa". b) Objeto indireto do verbo "diga": "me" (a mim). Espero ter ajudado!
O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: Ricardo gosta de cerveja.
Preposição é a palavra invariável que liga dois termos da oração, subordinando um ao outro. As preposições classificam-se em essenciais e acidentais: ... A última palavra dessas locuções é sempre uma preposição. Exemplos: por causa de, ao lado de, em virtude de, apesar de, acima de, junto de, a respeito de...
Objeto direto e indireto são complementos verbais que completam o sentido dos verbos transitivos. Um desses complementos, o objeto indireto, é acompanhado obrigatoriamente por preposição, enquanto o objeto direto na maior parte das vezes não é acompanhado por preposição.