Significado de desiderato: Aquilo que é objeto de desejo; aspiração ou desideratum.
O consumo de mercadorias (roupas, alimentos, calçados, utensílios entre outros) e prestação de serviços (bancos, empresas de água, luz, telefone etc) tem como finalidade atender as necessidades do homem moderno, no entanto, o consumo dos itens acima não ocorre de forma homogênea nos países.
Os parágrafos primeiro e segundo definem o objeto da relação de consumo: os produtos e os serviços, respectivamente. Produto é qualquer bem móvel ou imóvel. Já os serviços são quaisquer atividades fornecidas no mercado de consumo. ...
De acordo com Freud, trata-se no desejo sempre de uma realização infrutífera, impossível. Tal im- possibilidade é teorizada por Freud em sua "Interpretação dos sonhos", de 1900, em termos da busca de uma "identidade de percepção" da experiência primária da satisfação.
Para Freud, o desejo é um movimento em direção à marca psíquica deixada pela vivência de satisfação primeira que acalmou uma necessidade, como a fome, no bebê. Através dessa inscrição mnêmica poderá então a criança reeditar a satisfação de forma alucinatória, nessa pouco duradoura autonomia que a alucinação fornece.
A relação de consumo pode ser entendida como toda relação jurídica que vincula um consumidor a um fornecedor, tendo como objeto o fornecimento de um produto ou a prestação de um serviço.
O objeto a faz referência à falta, não sendo especular, nem apreensível na imagem. A falta, segundo Lacan, não existe no real e só seria apreensível através do simbólico. E é também através do simbólico e do imaginário que há a tentativa de preenchê- la.
O objeto aqui é invocante porque, de alguma maneira, chama um sujeito a se representar, a se fazer presente como sujeito. Trata-se de um objeto que cai da fala que é dirigida ao sujeito. Algo que é caído do Outro, a incorporar. Algo que o sujeito vai ter que transformar em corpo próprio, algo que faz corpo.