Mais sobre o assunto
Pai com olhos castanhos + mãe olhos azuis = 50% de chance de olhos azuis. Mas apenas se o pai de olhos castanhos for portador de um gene de olhos azuis. Caso contrário, a chance é 0% Pai com olhos castanhos + mãe com olhos castanhos = 25%, mas apenas se ambos os pais forem portadores do gene dos olhos azuis.
Batizado de Tecnologia Lumineyes, o procedimento é simples – um raio laser calibrado em uma frequência específica é colocado no olho da pessoa durante 20 segundos. E pronto! O raio vai remover a melanina – pigmento marrom da íris – e, após duas ou três semanas, a cor azul vai começar a aparecer.
Por isso, qualquer comportamento é possível no padrão das cores da íris. Por volta dos 6 meses de idade a cor dos olhos vai se definindo. Em geral esse é o tempo que ocorre grande migração de melanócitos no organismo e a criança vai pigmentando como um todo, inclusive os olhos.
Normalmente, a mudança ocorre entre os seis e nove meses de idade, segundo Jean. Depois de algumas semanas ou meses, você já vai conseguir identificar o escurecimento nos olhos do bebê. Mas, por ser gradativo, você não notará até que, um dia, o bebê abra os olhos e te surpreenda com uma cor diferente.
Quando ambos os pais têm olhos azuis: Se os dois pais tiverem olhos azuis ambos têm duas cópias do gene recessivo para olhos azuis, logo não podem ter um filho com olhos castanhos. A cor dos olhos do bebé é determinada pela existência de genes dominantes e recessivos.
O olho castanho é uma cor de olho muito comum, principalmente entre os brasileiros. E existe uma grande variação de tons de castanho. Inclusive, cerca de 55 a 79% da população mundial possui olho castanho!
Após o nascimento, a luz estimula os melanócitos, que começam a produzir o pigmento que fica depositado na íris. Inicialmente azuis (pela falta de melanina), os olhos vão se tornando verdes e, à medida que aumenta a quantidade de pigmento, podem chegar ao marrom e ao preto.
Pois é, a resposta é sim! Os olhos podem mudar de cor em algumas pessoas, de acordo com a genética e a quantidade de melanina na íris. Antes de tudo, precisamos saber que a cor dos olhos é uma característica cuja herança genética é poligênica, o que significa que vários genes atuam na definição desta cor.