A Bateria CERAD – desenvolvida por Morris16, foi adaptada para o Brasil em 200117, sendo composta pelos testes de Fluência Verbal – Animais, Nomeação de Boston, listas de palavras (recordação imediata, tardia e reconhecimento) e teste de habilidade construtiva.
A bateria CERAD (Consortium Estabilish of Alzheimer Disease) (MORRIS et al., 1993) inclui avaliação da memória (fixa- ção, evocação e reconhecimento), lingua- gem (nomeação e fluência verbal), praxia (cópia de desenhos geométricos), função executiva (teste das trilhas), além de um teste geral (MEEM) (BERTOLUCCI et al., ...
O Alzheimer é a doença que mais provoca quadros de demência, e é caracterizada por:
O MMSE é o teste neuropsicológico mais comum para o rastreio da Doença de Alzheimer e de outras causas de demência. Avalia capacidades, tais como leitura, escrita, orientação e memória a curto prazo. Neste teste ser-lhe-ão realizadas questões sobre o sítio em que se encontra e que dia é.
Pode ser executado de maneira rápida e objetiva. O examinador solicita verbalmente ao paciente que desenhe um relógio numerado de 1 a 12 numa folha de papel em branco. Em seguida, pede que desenhe os ponteiros indicando um determinado horário. Não há limite de tempo para que o paciente realize a tarefa.
Um dos testes mais freqüentemente utilizados para avaliar a capacidade de nomeação por confrontação visual é o Teste de Nomeação Boston (TNB) (Boston Naming Test – BNT).
A doença de Alzheimer causa a morte das células nervosas e perda de tecido em todo o cérebro. Com o passar do tempo, o cérebro encolhe muito, o que afeta quase todas as suas funções.
Não existe um teste definitivo para diagnosticar o Alzheimer, portanto, o diagnóstico costuma ser feito por exclusão. Os médicos fazem um levantamento do histórico familiar e pessoal do paciente, além de testes psicológicos, para excluir a possibilidade de outras patologias mentais.