Segundo Junior (1989), tempo padrão é o tempo necessário para executar uma operação de acordo com um método estabelecido, em condições determinadas, por um operador apto e treinado, possuindo uma habilidade média, trabalhando com esforço médio, durante todas as horas do serviço.
TN = TC x RT (2) Pela equação acima, TN refere-se ao tempo normal fator de ritmo, TC diz respeito ao tempo cronometrado ou tempo médio (TM) e RT é a ritmo do operador.
O tempo padrão deve conter a duração de todos os elementos da operação e, além disso, deve incluir o tempo para todas as tolerâncias necessárias. O tempo padrão é igual ao tempo normal mais as tolerâncias (BARNES, 1997).
O tempo padrão é, normalmente, definido pela engenharia de produção como o tempo necessário que uma máquina com um operador necessitam para executar um processo na fabricação de um produto. ... Esse tempo teórico e ideal é o tempo que se deseja que a máquina, e em último caso toda a produção, execute a operação.
Por exemplo, se o funcionário monitorado trabalhou em um ritmo de aproximadamente 90% em relação ao ideal, o Tempo Normal será dado pela fórmula: Tempo Normal = Tempo Médio x Rendimento/ 100.
Desta forma, através do encontro do tempo-padrão, deve-se padronizar o método e estabelecer o tempo para cada tarefa, fazendo com que o trabalhador trabalhe em um ritmo considerado normal, com isso, servirá como referência para que possa determinar a capacidade produtiva de determinada área e elaboração de programas de ...
Por exemplo, se o funcionário monitorado trabalhou em um ritmo de aproximadamente 90% em relação ao ideal, o Tempo Normal será dado pela fórmula: Tempo Normal = Tempo Médio x Rendimento/ 100.
Veja um exemplo para ficar mais claro: Digamos que o resultado da produção por tempo de uma empresa seja 100 unidades/hora. Este número deve ser multiplicado por 8 horas por dia (tempo produtivo). Dessa forma: 1 => o tempo produtivo.
2.4 Estudo dos Tempos Cronometrados A cronometragem baseia-se no fracionamento do trabalho em partes específicas, e também em avaliar o tempo específico de cada parte através do cronômetro, deste modo pode- se encontrar a medida exata de cada fração (ROCHA, 1987).
Que se cronometrou que foi medido com cronómetro (ex.: as fases cronometradas do simulacro serão analisadas).