Stalingrado, como dá para deduzir, é a cidade de Stálin. Na época da União Soviética, era comum batizar cidades em homenagem a seus líderes. Em 1924, Petrogrado se tornou Leningrado e, após a queda do regime, em 1991, voltou a ter o nome que usava até 1914, São Petersburgo.
A cidade chamada na Rússia czarista "Tsaritsin" recebeu o nome de Stalingrado em 1925, em homenagem ao ditador Joseph Stalin, que foi substituído em 1961, oito anos após a morte do líder, quando o Partido Comunista da URSS condenou o culto a sua personalidade.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Leningrado (hoje São Petersburgo) foi um dos alvos das tropas de Hitler, que acreditava que tomar a cidade seria como dar uma lição moral a União Soviética.
O evento que aconteceu em São Petersburgo e que desencadeou o Ensaio Geral de 1905 foi o Domingo Sangrento. Esse evento aconteceu no dia 9 de janeiro de 1905, quando a população russa reuniu-se em frente ao Palácio de Inverno, casa dos czares russos.
A Batalha de Stalingrado ou Batalha de Estalinegrado foi um grande combate travado entre a Wehrmacht (o exército da Alemanha Nazista) e seus aliados do Eixo contra as tropas da União Soviética pela posse da cidade de Stalingrado (atual Volgogrado), às margens do rio Volga, entre 17 de julho de 1942 e 2 de fevereiro de ...
A Batalha de Stalingrado marcou a virada na Segunda Guerra para os aliados, pois o exército alemão, que havia avançado de maneira fulminante por toda a Europa, viu em Stalingrado uma grande derrota por causa da resistência do exército vermelho.
Golovacheva, cuja filial do partido mudou seu nome oficial em 2013 – agora é o Departamento Regional de Stalingrado do Partido Comunista da Federação Russa – disse que Volgogrado simplesmente significa "cidade no Volga", o que não é muito interessante.
Batalha de StalingradoFrente Oriental, Segunda Guerra MundialData17 de julho de 1942 - 2 de fevereiro de 1943LocalStalingrado, União SoviéticaDesfechoVitória soviética decisiva
Europa São Petersburgo é a quarta cidade mais populosa da Europa, atrás apenas de Istambul, Moscou e Londres, e portanto a segunda mais populosa entre as não capitais.
Entre 17, a cidade de São Petersburgo, fundada por Pedro, o Grande, em 1703, foi a capital da Rússia em todos os sentidos da palavra. Os imperadores da dinastia Romanov viviam na grandiosa cidade, o mais geograficamente próxima da Europa, e a partir dali governavam o país.