Sentenças do tipo (1) são sentenças declarativas descritivas, i.e., sentenças cujos conteúdos podem ser vericondicionalmente averiguados no mundo. Tais sentenças – ou enunciados, como Austin chama em seu trabalho – são também chamados de constatativos, pois constatam, descrevem um estado de coisas no mundo.
Em linguística e filosofia da linguagem, ato locucionário é a designação dada à categoria dos atos de fala que agrupa a dimensão linguística propriamente dita: a disposição de sons para efetivar determinada significado referencial e predicação.
[Ling.] O mesmo que ilocutório. O ato de fala era ilocutivo (falante introduz uma intenção de realizar um objetivo comunicativo).
Austin distinguiu inicialmente três aspectos de um ato de fala: o ato locucionário (ou ato de dizer alguma coisa), o ato ilocucionário (aquilo que você está tentando fazer, com sua fala) e o ato perlocucionário (o efeito daquilo que você diz).
Atos de fala como atos performativos: a força das palavras De forma geral, o ato de fala, ou o próprio uso da linguagem, a partir de Austin, passa a ser caracterizado como ato performativo, na medida em que a linguagem é compreendida como ação. Desta forma, é constituído o caráter performativo da linguagem.
Mais precisamente, são enunciados que, quando proferidos na primeira pessoa do singular do presente do indicativo, na forma afirmativa e na voz ativa, realizam uma ação (daí o termo performativo: o verbo inglês to perform significa realizar).
Pensar na linguagem como performativa, isto é, como um discurso que institui realidades, como diria o filósofo francês Michel Foucault (1926-1984), faz lembrar de um ditado árabe que diz "falar é concretizar as coisas". ... O próprio Foucault dizia que escrevia para saber aquilo que pensava.
De tal modo, o ato de fala só será tido como bem-sucedido se o interlocutor entender a intenção inerente à sua efetivação. Subjacente a essa caracterização dos atos de fala está o fato de que as mesmas palavras ditas por um mesmo falante podem suscitar diferentes significados, conforme o contexto de realização.