O que é o sistema de referência e contrarreferência?
O que é o sistema de referência e contrarreferência? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação.
O que é o sistema de referência e contrarreferência?
A Referência e a Contrarreferência em Saúde são mecanismo do Sistema Único de Saúde (SUS), que favorecem a troca de informações na rede de atenção, o trânsito do usuário no sistema, e a continuidade do cuidado, portanto é considerada uma potente ferramenta que promove a prática integral na saúde.
O QUÊ contra referência?
[Brasil] Encaminhamento de um atendimento especializado, geralmente de saúde, de volta para uma unidade básica de cuidados ou para um atendimento que não é especializado. Plural: contra-referências . Plural: contra-referências . Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: contrarreferência.
O que é contrarreferência na atenção primária?
A contrarreferência ocorre quando o paciente é encaminhado novamente ao nível de atenção primária, na unidade básica de saúde de sua referência( 10 , 11 ).
Para que ocorra a implementação do sistema de referência e contra referência é necessário?
Podemos assegurar que para concretização de um sistema de referência e contra referência é importante a existência de registros e comunicação por telefone ou informatizada, para que possa haver melhora na qualidade de assistência oferecida ao paciente (FRATINI, 2007); fazendo assim com que se concretize com a ...
Quais as características dos níveis primário secundário e terciário de atenção à saúde?
Terciário. Geralmente, o paciente foi encaminhado para este nível após passar pelo primário ou secundário. É um atendimento altamente especializado para pacientes que podem estar internados e precisam de cirurgias e exames mais invasivos. Nesta etapa, o paciente pode ter doenças graves que representam risco à sua vida.
Como referenciar pacientes?
Referenciar Pacientes
Nome*
Especialidade.
Instituição.
E-mail*
Telefone.
Observações.
Como fazer referência e contrarreferência no SUS?
A referência e contrarreferencia devem ser feitas em formulário próprio da instituição, preenchido pelo profissional de nível superior responsável.
O que é um encaminhamento intersetorial?
Encaminhamento Intersetorial:Utilizado para registrar os casos em que foi necessário fazer encaminhamento do usuário para atendimento em serviços de outros setores, como por exemplo: Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Escola, etc.
Quais são os 3 níveis de atenção à saúde?
Quais são os níveis de atenção à saúde?
Primário. Esse nível é o contato inicial para prevenção e redução de risco de doenças. ...
Secundário. A complexidade do atendimento neste nível é maior e o paciente já entra em contato com profissionais da saúde mais especializados, como cardiologista e oftalmologista. ...
Terciário.
¿Qué es la contrarreferencia?
Contrarreferencia:Es la respuesta del especialista, dirigida al profesional del establecimiento o Servicio Clínico de origen del paciente, respecto de la interconsulta solicitada. Es aquel procedimiento, mediante el cual se retorna al paciente al establecimiento de origen y/o al que pudiese asegurar la continuidad del ...
¿Qué datos debe contar el documento de contrarreferencia?
El documento de contrarreferencia debe contar con los siguientes datos: 1.- Datos del paciente: Nombre, Rut, edad. 2.- Datos del establecimiento que contrarrefiere. 3.- Datos del establecimiento de referencia. 4.- Diagnóstico. 5.- Tratamiento realizado 6.-
¿Cuál es la fuente de la entrada Contrarreferencia?
Esta entrada sobre Contrarreferencia ha sido publicada bajo los términos de la licencia Creative Commons 3.0 (CC BY 3.0), que permite un uso y reproducción ilimitados, siempre que el autor o autores de la entrada Contrarreferencia y la Enciclopedia de Derecho sean, en cada caso, acreditadas como la fuente de la entrada Contrarreferencia.
¿Cuál es el significado de transferencia y contratransferencia?
La utilización de estos dos significados puede llegar a causar confusión, porque son muy diferentes: uno se aplica a momentos puntuales, mientras que el otro engloba todo el proceso terapéutico en psicoanálisis. Tanto la transferencia como la contratransferencia, como conceptos, nacieron con la corriente psicoanalítica que fundó Freud.