Com a consolidação de produtos, os custos de frete poderão ser reduzidos e o serviço prestado ao cliente terá mais qualidade. O controle das cargas também é facilitado pela consolidação: já que com menos containers e módulos, será mais fácil encontrar, analisar e verificar as mercadorias, o que poupa bastante tempo.
Uma técnica na verdade não muito recente, a consolidação é visa uma maior economia e praticidade na hora do frete. Esse método consiste em agrupar, ou consolidar, diversas mercadorias e cargas que possuam um destino em comum.
4 vantagens da consolidação de cargas para o transporte terrestre
Resumidamente a consolidação de cargas é o processo de entregar vários pedidos de um mesmo cliente com datas equivalentes. Para que a desconsolidação de cargas aconteça é necessário que primeiro esse produto passe pela consolidação de cargas.
O conceito de logística ou carga fracionada no meio logístico diz respeito ao transporte de pequenas remessas. Aqui, o valor do frete é cobrado apenas referente à mercadoria embarcada. Portanto, quem deseja enviar uma mercadoria não precisa fretar um veículo exclusivamente para aquela carga.
A noção de carga consolidada (ou carregamento consolidado) é relativamente simples de se entender: trata-se de reunir vários produtos, de um ou mais clientes, em um só conjunto — por vezes também chamada de "carga unitizada" (ou seja: em uma só unidade ou container).
Defina objetivos em comum O primeiro passo para alinhar marketing e vendas é estabelecer os objetivos em comum para ambas as áreas. Neste momento, é importante promover a união de esforços, fazendo com que cada setor seja capaz de desenvolver suas atividades e, ao mesmo tempo, auxiliar nas ações estratégicas do outro.
O que é consolidação de cargas? De maneira básica, a consolidação de cargas consiste na alocação de pequenas quantidades de mercadorias em um montante maior. Essa ação visa acelerar e otimizar o processo de transporte e armazenamento.
Consolidação temporal: neste caso, os pedidos dos clientes são atrasados de modo que embarques maiores possam ser feitos, em vez de vários embarques pequenos. Economias no transporte também podem ser obtidas por meio da roteirização melhorada dos embarques.
A consolidação de cargas e a desconsolidação é um processo que ocorre nos embarques de exportação e importação respectivamente. O processo de consolidação de cargas ocorre para embarques de exportação caracterizando-se pelo acondicionamento de um único ou vários lotes de carga em determinado container.