O ensaio de penetração padronizado, também chamado de Standart Penetration Test (SPT), é executado no transcorrer da sondagem a percussão com o propósito de se obterem índices de resistência à penetração do solo (Norma ABNT NBR 6484).
O que é SPT e para que serve?
O ensaio spt é um método de investigação e reconhecimento do solo que fornece informações sobre a compacidade a consistência das suas camadas constituintes do mesmo. Ela permite identificar a capacidade de carga suportada pelo solo e esse fator é utilizado pelos engenheiros no dimensionamento da fundação da construção.
Como interpretar um ensaio SPT?
Como interpretar os resultados do ensaio SPT
Planta de situação dos furos;
Perfil de cada sondagem com as cotas de onde foram retiradas as amostras;
Classificação das diversas camadas e os ensaios que as permitiram classificar;
Níveis dos terrenos e dos diversos lençóis d'água, com a indicação das respectivas pressões;
Quais os principais resultados do ensaio SPT e as suas limitações?
Mede-se a resistência de uma camada de solo de um metro medindo o número de golpes com um martelo que são necessários para penetrar trinta centímetros, o que chamamos de N SPT. Os resultados desse ensaio são bons para solos com algum grau de resistência, e são ruins quando falamos de solos moles.
Quantos golpes SPT?
Relação entre tensão admissível e número de golpes (SPT)Tipo de soloConsistênciaSPTAreiaMedianamente compacta11 a 30Compacta31 a 50Muito compacta> 50
Quais são as vantagens e desvantagens do ensaio SPT?
O investimento gasto com o ensaio de sondagem spt é baixo e possui uma relação de custo-benefício onde o beneficio é muito maior que seu custo, é um procedimento simples de se executar onde com equipamentos de pequeno porte a sondagem pode ser feita em canteiros de obras estreitos e com difícil acesso.
O que significa SPT em termos físicos?
A sigla SPT tem origem no inglês (standard penetration test) e significa ensaio de penetração padrão. ...
Qual a profundidade de um furo de sondagem?
e) As profundidades dos furos de sondagem SPT deverão prever o mínimo de 15m abaixo do nível do terreno natural. Ainda, no mínimo, 33% dos furos de cada unidade deverão atingir o impenetrável (conforme a NBR 6484) ou o limite máximo de 25m. No entanto, em lagoas devem-se prever apenas furos com 15m de profundidade.
Quais são as categorias do SPT?
Os SPT são divididos por diversas categorias, as quais definem seu objetivo na integração geral do sistema da empresa. Cada categoria de negócio é responsável por seu objetivo, pode ser divida por categorias de processo e fornece funcionalidades específicas.
Quando deve ser realizado o ensaio SPT?
Fim do ensaio O ensaio SPT deve ser realizado só até que uma as seguintes condições sejam alcançadas: Quando, em 3 m sucessivos, se obtiver 30 golpes para penetração dos 15 cm iniciais do amostrador; Quando, em 4 m sucessivos, se obtiver 50 golpes para penetração dos 30 cm iniciais do amostrador;
Quais são as etapas de execução do SPT?
Para isso, veremos agora quais são as etapas de execução do ensaio SPT. 1. Locação dos furos e quantidades Essa etapa é normatizada pela ABNT NBR 86/198303 – Programação de sondagem de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios, de forma resumida, diz o seguinte:
Quais são as correlações entre SPT e torque?
O estabelecimento de correlações estatísticas entre os valores de SPT e Torque, permite enquadrar os solos em um novo tipo de classificação, onde sua estrutura desempenha papel fundamental Este artigo sobre engenharia (genérico) é um esboço.