A articulação escápulo-umeral é uma articulação esferoide que pode se mover em qualquer direção, contudo, seus movimentos primários são flexão e extensão. Os componentes articulares são a cavidade glenóide e a cabeça umeral.
O ritmo escápulo-umeral é definido como a seqüência das intervenções das articulações gleno-umeral e escápulo-umeral no movimento de abdução do ombro numa seqüência temporal, mensurando-se a contribuição de cada articulação na amplitude do movimento.
No caso do Raio-X de Articulação Escapuloumeral (ombro), avaliamos a articulação escapuloumeral, parte do ombro, sendo possível estudar diferentes patologias que afetam o ombro, como a bursite e luxações.
A avaliação deste ritmo escápulo-umeral foi realizada através de um teste simples e não invasivo, o qual denominamos de acordo com a realização real do movimento que é feito durante o teste: Teste de Abdução do Braço (TAB).
Flexão do ombro Os músculos responsáveis por este movimento são o peitoral maior (porção clavicular), o deltoide anterior, o coracobraquial, e o bíceps (porção curta).
A articulação glenoumeral é uma das articulações associadas à cintura escapular que permite uma ampla gama de movimentos do membro superior. Para completar, as outras articulações são as articulações esternoclaviculares, acromioclaviculares e escapulotorácicas.
Quando trabalham juntas fazem o que chamamos de ritmo escapulo umeral. Tem grande importância o auxílio do Manguito rotador (MR), que estabiliza o úmero na cavidade glenoidea, contribuindo para que essa ação ocorra perfeitamente, sem comprometer estruturas vizinhas.
[ Medicina ] Inflamação dos tecidos à volta de uma articulação (ex.: periartrite do ombro esquerdo).
A articulação do ombro ou articulação glenoumeral é uma articulação sinovial que envolve uma articulação entre a fossa glenoide e escápula e a cabeça do úmero, do tipo bola e soquete. Devido a uma interface limitada entre o úmero e a escápula, essa articulação é a que possui maior liberdade de movimento no ser humano.
A articulação acromioclavicular é a estrutura principal que liga dois componentes do nosso ombro: a clavícula e o acrômio, localizado na escápula. Os ligamentos acromioclaviculares e os ligamentos coracoclaviculares estabilizam essa articulação, auxiliando no bom funcionamento e mobilidade do ombro.