Ouça em voz altaPausarRelaxamento: em caso de ilegalidade no procedimento de prisão. ... O relaxamento é utilizado no caso de uma prisão ilegal. Conforme previsão constitucional, se o magistrado constatar que a prisão foi ilegal, deve colocar o preso em liberdade de forma imediata e sem condições.
Ouça em voz altaPausarO relaxamento da prisão ocorre nas hipóteses de prisão preventiva, que sofreu algum tipo de ilegalidade, ou não possui os requisitos para sua decretação.
Ouça em voz altaPausarO relaxamento da prisão em flagrante é a peça cabível na hipótese de prisão em flagrante ilegal. A ilegalidade do flagrante pode ocorrer em dois momentos: quando a pessoa é efetivamente presa ("voz de prisão") ou durante o procedimento de lavratura do auto de prisão em flagrante.
Ouça em voz altaPausarEfetuada a prisão em flagrante, em até 24 horas após a realização da prisão o auto de prisão deverá ser encaminhado, pela autoridade policial, ao juiz competente. A partir daí o juiz deverá decidir, conforme os incisos acima apontados, se relaxa, se converte em preventiva ou se concede a liberdade provisória.
Ouça em voz altaPausar"O Delegado de Polícia pode e deve relaxar a prisão em flagrante, com fulcro no art. ... "Em seguida, a Autoridade Policial deve realizar um juízo de tipicidade sobre os fatos e, se resultar das respostas fundada a suspeita contra o conduzido, a autoridade mandará recolhêlo à prisão (art. 304, § 1.º, CPP).
Ouça em voz altaPausar- legalidade da prisão: a liberdade provisória incide sobre uma prisão legal, mas cabível porque o juiz verifica que ela não é necessária. O relaxamento da prisão, por sua vez, incide na prisão ilegal. E a revogação da prisão ocorre quando uma prisão legal deixa de ser necessária.
Ouça em voz altaPausarVia de regra, o pedido de liberdade provisória é feito quando estamos diante de uma prisão em flagrante; enquanto o de revogação da prisão é para a hipótese de prisão preventiva já decretada (ou convertida, se a situação é de análise da prisão em flagrante); e o de relaxamento quando a prisão for ilegal.
Ouça em voz altaPausarPortanto, o relaxamento é para prisões ilegais; a liberdade provisória para as prisões em flagrante; e a revogação para prisões (preventivas ou temporárias) decretadas pelo juiz.