O reajuste anual por variação de custos é a atualização dos valores das mensalidades dos planos frente à variação dos custos dos insumos. ... Logo, o reajuste refere-se à evolução do custo da produção assistencial (ou seja, dos insumos utilizados).
Funciona assim: cada operadora calcula a porcentagem de reajuste com base no valor da inflação, na oscilação de custo médico-hospitalar (VCMH) e na utilização dos serviços oferecidos às empresas. De acordo com um artigo do portal Uol Economia, nos últimos três anos, a correção dos planos coletivos ficou em 52,9%.
O percentual máximo estabelecido pela ANS para ser aplicado é de -8,19%. As operadoras não podem cobrar índices maiores que o definido, mas podem aplicar índices menores. O reajuste negativo vale para o período de maio de 2021 a abril de 2022.
Reajuste por variação de custos O reajuste só pode ser aplicado no máximo uma vez por ano, na data de aniversário do contrato e depende de prévia autorização da ANS.
O reajuste anual é aquele relacionado ao aniversário do seu contrato coletivo. Ou seja, a cada 12 meses, no mês de aniversário do contrato, independentemente do mês da sua adesão ao plano, o valor da mensalidade é reajustado.
O reajuste de 23,2% nos planos de saúde por adesão, aplicado no segundo trimestre, causou o cancelamento de 138,2 mil convênios médicos na Qualicorp. O volume representa uma alta de 71% sobre igual período de 2020.
O índice estabelecido é de -8,19% e reflete a queda das despesas assistenciais ocorrida no setor no ano de 2020 em virtude da pandemia de Covid-19.
Em janeiro, a agência estabeleceu o percentual máximo de 8,14% para reajuste dos planos individuais ou familiares no período de maio de 2020 a abril de 2021, o reajuste anual do ano passado havia sido suspenso em setembro de 2020 por conta da pandemia.
59 anos ou mais – não pode ser maior que 6 vezes o valor da primeira faixa (0 a 18). Observação: por lei, a variação de preço acumulada entre a faixa etária de 44 a 48 anos e a faixa de 59 anos ou mais não pode ser maior que a variação registrada entre a faixa de 0 a 18 anos e a de 44 a 48 anos.