Radical é o elemento que contém o significado básico de uma palavra e a partir do qual pode constituir-se uma família de palavras. Ao contrário da raiz, ele não concentra sua significação de um aspecto diacrônico (histórico), e sim sincrônico (independente da raiz histórica).
Radical é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e prático. É encontrado através do despojo dos elementos secundários (quando houver) da palavra.
Raiz é o constituinte da palavra que contém significado lexical mas não inclui afixos derivacionais ou flexionais (cf. carr-, raiz nominal de carro). Já o radical é o constituinte da palavra com significado lexical que não inclui afixos de flexão, mas que pode incluir afixos derivacionais.
Radicais:RadicalSentidoExemplocronotempocronômetrodemopovodemagogodermapeledermatologiafiloamigofilosofia
trabalho – trabalhador – trabalham – trabalhoso: trabalh é o morfema lexical da palavra trabalhar. Há palavras que não podem ser divididas em formas significativas menores porque só possuem o radical. Exemplo: sol, mar, ar, hoje, lápis, lua, giz, pé.
A palavra pedreiro deriva de «pedra + -eiro; (...); f[orma] hist[órica] 1365 pedreiiro, sXV pedreyros». Por sua vez, pedra vem do «lat[im] pĕtra,ae, "rocha, rochedo, penhasco, penedo; pedra"; (...); f[orma] hist[órica] sXIII pedra, sXIII pedr'».
O radical é a parte menos variável do verbo, apresentando o seu significado lexical. And- é o radical do verbo andar. Escrev- é o radical do verbo escrever. Part- é o radical do verbo partir.
2 base, pé, suporte. A origem ou causa de algo: 3 causa, origem, fonte, princípio, fundamento, germe, agente, mãe, fator, gerador, originador, antecedente, precedente, matriz.
Morfemas são as menores unidades de significação que formam as palavras e são classificados em desinência, raiz, radical, afixo, tema e vogal temática. ... O morfema é considerado a menor partícula de significação das palavras e pode ser classificado em seis tipos: Desinência, Raiz, Radical, Afixo, Tema e Vogal Temática.
Ele vem do latim terra, que já continha os diversos significados que a palavra mantém ainda hoje na maioria das línguas: chão, solo, território, região de origem e nação, além de dar nome ao nosso planeta. A fonte está no radical ters (enxuto, seco), termo usado pelos latinos em oposição a mare (mar).