A Dioptria é uma unidade de medida que se refere ao poder de refração das lentes em um sistema óptico, ou seja, o famoso "grau" dos óculos popularmente conhecido.
Matematicamente, a dioptria é o inverso da distância focal, sendo este a metade do raio de curvatura: D = 1/F = 2/R.
Uma dioptria de -1 (1 grau de miopia) indica que o paciente consegue focar objetos até 1 metro de distância (100 cm). Uma dioptria de -2 (2 graus de miopia) indica que o paciente consegue focar objetos até 0,5 metros de distância (50 cm).
[ Física, Metrologia ] Unidade de medida de convergência dos sistemas ópticos (símbolo: d), equivalente à convergência de um sistema óptico cuja distância focal é 1 metro num meio cujo índice de refracção é 1.
Como as dioptrias nos afetam?
SPH | PWR | D – Esfera: é a potência esférica da lente de contacto. Representada pelo sinal (-) na miopia e (+) na hipermetropia. ... É a potência cilíndrica da lente usualmente negativa. AXIS | AX | X – Eixo: localiza o astigmatismo e a zona do olho que necessita de graduação específica.
Um dioptria equivale ao inverso de um metro, ou seja: Uma unidade equivalente a dioptria, muito conhecida por quem usa óculos, é o "Grau". Quando a lente é convergente usa-se distância focal positiva (f>0) e para uma lente divergente se usa distância focal negativa (f
Para determinar a imagem do objeto completo, basta encontrar a localização de dois ou mais dos seus pontos. Exemplo: Um objeto real de 30 cm de altura é colocado a 24 cm de uma lente convergente de distância focal f = 6 cm.
O meu grau de miopia é alto ou baixo?
Na verdade, esse tipo de óculos pode ser usado para quem tem ou não algum grau de miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia (vista cansada). Portanto, qualquer pessoa pode usar óculos de descanso, pois ele tem como objetivo proporcionar conforto a sua visão.