O superávit é um termo de origem latina e ele representa que as exportações de um país foram em maior valor que as importações. Ou seja, o país vendeu mais do que comprou, sendo assim, entrou mais dinheiro no país se comparado a quantia que saiu por meio das importações.
O cálculo é o seguinte: Exportações – Importações = balança comercial. Em resumo, quando se exporta mais do que importa, a economia nacional tende a se desenvolver, já que entrou mais dinheiro do que saiu da nação.
Superávit primário é o resultado positivo de todas as receitas e despesas do governo, excetuando gastos com pagamento de juros. O déficit primário ocorre quando esse resultado é negativo.
É o dinheiro que "sobra" nas contas do governo depois de pagar as despesas, exceto juros da dívida pública.
1 sinônimo da palavra superavit: Principais sinônimos de superavit: 1 excedente.
Quando as exportações superam as importações, a balança comercial registra superávit – ou seja, saldo positivo. O déficit comercial, por outro lado, ocorre quando as importações superam as exportações.
Para determinar se o país está com superávit primário ou déficit primário, a Secretaria do Tesouro Nacional calcula o valor das receitas não financeiras menos as despesas financeiras. Desse modo, o cálculo é: Receitas não financeiras – Despesas não financeiras = Superávit ou Déficit primário.
Superávit ou superavit consiste no resultado positivo a partir da diferença entre aquilo que se ganha (receita) e aquilo que se gasta (despesa). Este termo é usado na Economia para se referir ao valor médio que sobra de uma receita (dinheiro arrecadado) após a dedução dos gastos.
Quando o Governo aumenta a meta de superávit primário, e não obtêm os recursos necessários ao cumprimento desta meta através da redução de seus gastos, afeta os recursos destinados a investimentos, o que impacta nas obras de infra-estrutura e nos gastos sociais.
Se caracteriza quando o investidor (institucional ou pessoa física) consegue que sua receita líquida supere suas despesas.