O tratamento é feito com ansiolíticos antidepressivos e psicoterapia requer uma abordagem prolongada e não ter a solução no atendimento de pronto socorro.
RESUMO O Globus é a sensação de corpo estranho na faringe. É um sintoma extremamente frequente contribuindo para 4% das primeiras consultas ORL. Ainda mal compreendido e frequentemente atribuído ao refluxo gastroesofágico e faringolaríngeo, não existe consenso quanto ao seu diagnóstico e tratamento.
(Sensação de globo; Globus Hystericus) Nó na garganta é a sensação de bola ou massa na faringe, não relacionada à deglutição, quando não há massa presente.
O refluxo faringolaríngeo é uma manifestação considerada atípica da Doença do Refluxo Gastroesofágico. O refluxo gastroesofágico ocorre quando o conteúdo do estômago retorna ao esôfago; quando ele atinge a faringe, laringe ou árvore traqueobrônquica é considerado refluxo faringolaríngeo.
A garganta fica vermelha, inchada e isso causa, na região de transição entre o esôfago e a faringe, "uma sensação de pigarro ou algo parado na garganta". Para o refluxo laringofaríngeo, as manifestações mais comuns são tosse seca, pigarro e rouquidão, principalmente pela manhã, ou após as refeições.
O tratamento da doença do refluxo gastroesofágico pode ser clínico com medicamentos inibidores de bombas de prótons e medidas comportamentais ou cirúrgico . O refluxo faringo laringeo exige doses maiores de medicamentos. O primeiro passo é o tratamento clínico com medicações e mudanças do hábito de vida.
GARGANTA
Siga uma dieta rica em frutas e verduras, beba bastante líquido, pelo menos 2.000 ml/dia, mas lembre-se: só tome líquido vinte minutos antes da refeição ou duas horas após.