Cunhagem é o nome que se dá ao processo de fabricação de moedas. Tal prática surgiu da necessidade de se garantir o peso e a pureza do metal de cada peça. Segundo a tradição, as primeiras moedas foram produzidas na Lídia, atualmente em território turco, por volta de 700 a.C.
Podemos distinguir três grandes métodos principais no processo de cunhagem de moedas ao longo da História:
Notas de papel e moeda são hoje o tipo de pagamento mais convencional, mas antes desses recursos surgirem as trocas comerciais eram feitas através de produtos com valores equivalentes. Por volta de 700 a.C. surgiu a cunhagem, processo pelo qual a moeda é feita.
Níquel Níquel. Metal usado na cunhagem de moedas e considerado de transição.
1. Imprimir cunho num metal, originando moeda (ex.: cunhar euros; cunhar moeda). 3. [Figurado] Tornar saliente, notável.
De forma simples, a moeda fiduciária (ou Fiat Currency) é uma moeda sem lastro em metal ou valor intrínseco. Portanto, ela só possui valor porque o governo, a economia e as pessoas em geral atribuem uma valia à moeda fiduciária, mas não porque ela, por si, apresenta algum valor.
A moedas são feitas basicamente de dois materiais: aço inoxidável e aço de baixo carbono. As de 1 e 5 centavos são avermelhadas porque levam um banho de cobre.
Fixados na Babilônia e na Assíria por volta do quinto milênio a.C. , os Sumerios tiveram um importante papel na historia da moeda, ao criarem um calculo baseado em valores de referência constantes. Graças a esse povo, ainda, o ouro e a prata tornaram-se unidades de medida de preço.
1°.Real/ Réis16953°.Cruzeiro (eliminados os centavos)19644°.Cruzeiro Novo (volta dos centavos)19655°.Cruzeiro19706°.Cruzeiro (eliminados os centavos)1984
Muito cedo, na história da humanidade, surgiu a necessidade de um instrumento monetário que servisse como intermediário nas trocas, como medida e reserva de valor. Segundo diferentes épocas e regiões esse instrumetno teve diversos suportes materiais: plumas, conchas, grãos de cacau, ouro ou prata.