Artefatos em eletrencefalografia (EEG) são definidos como todo potencial elétrico proveniente de outra fonte que não seja o cérebro1. É raro um traçado de EEG que não tenha artefatos, a redução dependendo de uma técnica apurada do eletrencefalografista e da colaboração do paciente1,2.
Em imagens radiográficas, um artefato é uma área com densidade óptica diferente da esperada, que não foi causada pela interação do feixe de raios X com a estrutura examinada, mas sim por algum problema durante o processo de aquisição, processamento, manuseio ou armazenamento da imagem.
Dentre os erros humanos mais comuns que podem causar interferência em um eletrocardiograma estão: a preparação incorreta da pele do paciente, como o uso do gel inadequado no exame, o posicionamento errado dos eletrodos e a ligação incorreta dos eletrodos ao cabo de paciente.
Confira quais são os cinco erros mais comuns na realização de eletrocardiogramas.
Se o resultado do laudo for anormal, significa que ocorreram alterações na amplitude e frequência das ondas mentais durante a vigília. O mesmo pode ser registrado durante o sono. Essas alterações, chamadas de picos, podem indicar doenças como epilepsia, acidente vascular cerebral (AVC), tumores ou lesões cerebrais.
Assim, os meios ou artefatos tecnológicos são ferramentas que possibilitam a intermediação entre professores e alunos em diferentes lugares do planeta, com desafios e inovações e de grande relevância social, como foi o caso aqui apresentado, com o uso do Skype em uma aula interdisciplinar.
Na radiologia, um artefato é uma área com densidade óptica diferente da esperada, que não foi causada pela interação do feixe de raios X com a estrutura examinada, mas sim por algum problema durante o processo de aquisição, seja ele por processamento, manuseio ou armazenamento da imagem.
Os artefatos das imagens diagnósticas são gerados devido a registros incorretos que aparecem na imagem que não correspondem às estruturas representadas e que interferem na análise diagnóstica da imagem.
Orientações durante o período que permanece com o holter Não deitar sobre colchões ou travesseiros magnéticos, pois os mesmos emitem ondas energéticas que dão interferência, impedindo a gravação da atividade elétrica do coração.
Para a boa realização desse exame, o paciente deve se alimentar de forma leve e, no máximo, em até 2 horas antes do exame....NA VÉSPERA DO EXAME: