O período perinatal começa em 22 semanas completas (154 dias) de gestação (época em que o peso de nascimento é normalmente de 500 g), e termina com sete dias completos após o nascimento. O período neonatal começa no nascimento e termina após 28 dias completos depois do nascimento.
O período Pré e Perinatal compreende desde a nossa concepção até os nossos primeiros anos de vida é um dos principais pilares que sustentam o nosso desenvolvimento profissional, pessoal e afetivo. E é, justamente, nesta época que traumas que afetam a vida adulta podem ser criados.
Fatores perinatais: características do parto como nascimento a termo, tipo de parto, incluindo parto com fórceps ou cesárea, sofrimento fetal agudo e peso ao nascer (baixo peso ao nascer4.000g).
Psicologia Perinatal é uma área de atuação e de produção de conhecimento referentes às questões da perinatalidade e da parentalidade. ... O psicólogo perinatal pode atuar em hospitais, maternidades, centros de saúde e na clínica, o atendimento pode ser individual ou grupal.
O período neonatal, que compreende os primeiros 27 dias pós-parto, é uma fase considerada de vulnerabilidade à saúde infantil por riscos biológicos, ambientais, sociais e culturais.
Até aos 28 dias de vida tem a designação de recém-nascido e a partir dos 2 anos a designação é de criança. Outras terminologias são: infante (criança que não fala), infante novo-nascido, neonato, recém-nato e nenê/neném.
Em recém-nascidos e lactentes a perda auditiva pode ocorrer por causas pré-natais (herança genética, síndromes genéticas, malformações da orelha interna, infecções congênitas pelo vírus da rubéola, citomegalovírus, herpes, toxoplasmose e sífilis, e também pelo uso de substâncias terato- gênicas durante a gestação); ...
Fatores pré-natais: Doenças que surgem durante a gravidez, como diabetes gestacional (que normalmente se desenvolve na segunda metade da gravidez), pressão arterial alta e baixa, infecções gestacionais, sofrimento fetal que induz condições de aborto iminente como perda de líquido amniótico e sangramento durante a ...
A Psicologia se insere então neste contexto com o termo "Psicologia Perinatal", um "campo de estudos sobre o psiquismo da gestante, da parturiente e da puérpera" (IACONELLI, 2012). ...