Significado de Mielencéfalo substantivo masculino Estrutura nervosa do embrião, a partir da qual se diferencia o bulbo raquidiano.
Então, o rombencéfalo é formado durante o desenvolvimento embrionário. Isto acontece através de segmentações transversais, que são chamadas de rombômeros, compartimentos que permitem a criação de grupos de células que se desenvolverão de maneira distinta. Além disso, eles processarão diferentes funções.
As regiões do sistema nervoso central formadas pelo rombencéfalo são o cérebro posterior, a protuberância anular e o cerebelo. Essas regiões fazem a delimitação da área romboide que compreende o quarto ventrículo e a cavidade ependimária.
Mielencéfalo é um termo de embriologia para a estrutura do sistema nervoso central embrionário, parte do rombencéfalo, que se desenvolve formando a medula oblonga (bulbo raquidiano). Durante o desenvolvimento fetal, divisões que dão origem ao rombencéfalo começam a ficar visíveis após 28 dias de concepção.
Assim as lâminas alares e basais ficam dispostas no assoalho do encéfalo posterior (Figura 16). Consequentemente, as áreas motoras (lâminas basais) são mediais às sensitivas (lâminas alares). Porção do encéfalo de maior semelhança com a medula espinhal.
Flexuras: durante o desenvolvimento das diversas partes do arquencéfalo aparecem flexuras ou curvaturas no seu teto ou assoalho, devidas principalmente a ritmos de crescimento diferentes. A primeira flexura a aparecer é a flexura cefálica, que surge na região entre o mesencéfalo e o prosencéfalo.
O prosencéfalo, o mesencéfalo, e o rombencéfalo são as três partes principais do cérebro durante o começo do desenvolvimento do sistema nervoso central. Ele controla a temperatura corporal, as funções reprodutivas, a alimentação, o sono e todas as emoções.
Em um adulto, o encéfalo pode ser dividido em quatro regiões: Tronco encefálico, o cerebelo, o diencéfalo e o cérebro.
As principais partes do encéfalo: O encéfalo adulto consiste em quatro partes: tronco encefálico, cerebelo, diencéfalo e cérebro. O tronco encefálico é continuo com a medula espinhal e consiste no bulbo, na ponte e no mesencéfalo.
O encéfalo está localizado no interior da caixa craniana, sendo chamado erroneamente de cérebro. O encéfalo tem sua origem ainda na fase embrionária, sendo formado a partir do tubo nervoso. É possível perceber, na região anterior do tubo, três regiões distintas chamadas de: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo.