O meio técnico-científico-informacional é um meio geográfico onde o território inclui obrigatoriamente ciência, tecnologia e informação. ... O que outrora era técnica, hoje, interliga-se a tecnologia.
Em nosso dia a dia, podemos observar a união dos tipos de ciência e o processo de globalização. Um dos exemplos são as redes sociais (como facebook, twitter e instagram) e os drones.
O meio técnico-científico-informacional corresponde à atual fase dos processos de transformação da natureza e de construção do espaço geográfico. ... Assim, estabelece-se uma melhor noção das relações entre natureza e sociedade ao longo do tempo.
O meio natural corresponde ao período em que o emprego das técnicas esteve diretamente vinculado à dependência sobre a natureza, da qual o homem fazia uso sem propiciar grandiosas transformações.
Podemos, então, dizer que o processo de globalização só se manifesta em seu atual estágio graças aos avanços propiciados pelo meio técnico-científico-informacional. ¹ A obra em que Milton Santos trabalha de forma mais aprofundada o tema é: SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção.
"O ambiente onde a sociedade humana desenvolve as suas relações, chamado meio geográfico, é resultante das alterações que os seres humanos introduziram na natureza por meio de técnicas. ... Cada um desses períodos corresponde a uma etapa da evolução técnica pela qual passou a sociedade humana." (LUCCI, 2014).