Marcha Tandem: esse teste avalia o equilíbrio dinâmico do paciente. Solicita-se que o sujeito deambule em uma linha reta, de forma que o calcâneo do pé não-dominante fique a frente dos artelhos do outro pé.
O teste de equilíbrio estático na posição semi- tandem é uma medida de estabilidade lateral e tem sido utilizado para identificar idosos com risco de quedas.
A marcha senil caracteriza-se por aumento da flexão dos cotovelos, cintura e quadril e diminuição do Page 3 XII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba 3 balanço dos braços, levantamento dos pés e comprimento dos passos (2).
Atualmente, os testes clínicos mais descritos na literatura são o timed up and go (TUG), escala de equilíbrio de berg (EEB), teste de alcance funcional (TAF), escala de Tinetti (POMA), teste de performance física (PPT), equiscale e a escala activities-specific balance confidence (ABC).
Para a realização do teste de equilíbrio estático na posição semi-tandem, foi solicitado ao participante que permanecesse em pé, com os pés separados lateralmente por 2,5 cm e com o calcanhar do pé que estivesse na frente afastado 2,5 cm do hálux do pé que estivesse atrás.
Procedimento: O idoso deverá andar no ritmo normal uma distância de 8,6m, sendo os dois metros iniciais para aceleração e os 2m finais para desaceleração. Necessita-se de um espaço livre de 8,6 metros, sem irregularidades. É computado, apenas, o tempo que o participante leva para percorrer os 4,6 metros.
O indivíduo, com os olhos fechados, apoiado somente em um dos membros inferiores, deve oscilar a outra perna para frente e para trás, sem movimentar o pé de apoio, perma- necendo nesta posição por pelo menos 15 segundos; 9. O indivíduo deve caminhar sobre a trave, mantendo o equilíbrio até parar no final da trave; 10.
Os distúrbios da marcha abrangem inúmeras questões, incluindo a desaceleração da velocidade de marcha e perda de suavidade, simetria ou sincronia de movimento corporal. Para o idoso, caminhar, levantar-se da cadeira, girar e inclinar-se é necessário para a mobilidade independente.
Teste de Romberg é uma avaliação clínica que revela alterações no equilíbrio estático do paciente. O procedimento permite a análise de 3 bases neurofisiológicas que possibilitam o equilíbrio: sistema vestibular, sistema visual e sistema proprioceptivo.