Matopiba é uma região formada por áreas majoritariamente de cerrado nos estados do MAranhão, TOcantins, PIauí e BAhia, para onde a agricultura se expandiu a partir da segunda metade dos anos 1980.
A expressão MATOPIBA resulta de um acrônimo criado com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Essa expressão designa uma realidade geográfica caracterizada pela expansão de uma nova fronteira agrícola no Brasil baseada em tecnologias modernas de alta produtividade.
As microrregiões com o maior IDHM do Matopiba são: Porto Nacional (Tocantins), Gurupi (Tocantins), Araguaína (Tocantins), Rio Formoso (Tocantins), Barreiras (Bahia), Imperatriz (Bahia), Miracema do Tocantins (Tocantins), Gerais de Balsas (Maranhão), Porto Franco (Maranhão) e Dianópolis (Tocantins).
MATOPIBA é uma fronteira agrícola de suma importância no Brasil. A região compreende áreas do Cerrado nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, caracterizadas pela combinação de condições geográficas ideais para o cultivo de grãos e terras relativamente baratas.
Objetivo: Reduzir o desmatamento na área de fronteira agrícola e promover uma produção de soja sustentável em uma área de 73 milhões de hectares conhecida como Matopiba.
MATOPIBA é uma fronteira agrícola de suma importância no Brasil. ... Nos últimos dez anos, MATOPIBA passou a responder por quase 10% da produção de grãos do país, e os seus três produtos principais – soja, milho e algodão – no mínimo dobraram sua produção nesse período.
A expressão MATOPIBA, também chamada de MAPITOBA, resulta de um acrônimo formado com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.