Paraolimpíadas ou Paralimpíadas é uma versão dos Jogos Olímpicos adaptada para atletas portadores de deficiência física ou sensorial. Todas as modalidades desportivas presentes nos Jogos Paraolímpicos devem ser reajustadas de acordo com as limitações dos competidores, como as regras de cada esporte, por exemplo.
A palavra é: paraolimpíadas. Quanto ao processo de formação, a junção do prefixo "para" e o "Olimpíadas": Olimpíadas disputadas apenas por portadores de necessidades especiais; realizam-se na mesma sede das Olimpíadas e logo após estas: "O Brasil só começou a participar das paraolimpíadas em 1972, na Alemanha."
A origem do termo "Paralimpíada" é obscura. O nome foi originalmente criado numa contração combinando "Paraplegia" e "Olimpíada". A inclusão de outros grupos de deficiência tornaram esta explicação inadequada.
Os Jogos Paralímpicos são competições esportivas internacionais das quais participam atletas que têm algum tipo de deficiência. Esses jogos ocorrem logo após as Olimpíadas. O termo "paralímpico" significa "que ocorre paralelamente às Olimpíadas".
Você já percebeu que agora o nome "Paralimpíadas" ou a expressão "atletas paralímpicos" aparecem sem a letra "o"? A mudança foi feita para igualar ao uso de todos os outros países de Língua Portuguesa. ... Uma curiosidade: o termo vem do inglês paralympic, que surgiu a partir do cruzamento de para(plegic) + (o)lympics.
Os Jogos Paralímpicos estão na sua 15ª edição e já foram oficialmente chamados de "Paraolimpíadas". ... Segundo linguistas ouvidos pela BBC Brasil, o termo correto deve manter o "o" como em 'paraolimpíada'. Segundo os organizadores, no entanto, a forma correta de se referir ao evento é 'paralimpíada', sem o "o".
As Paralimpíadas acontecem no mesmo ano que as Olimpíadas, começando, normalmente, duas semanas após o encerramento dos Jogos Olímpicos. Atualmente, existem diversos esportes que foram adaptados para que pessoas com os mais diferentes graus de deficiência física e sensorial possam participar.
As Paralimpíadas são o evento esportivo realizado a cada quatro anos para atletas com diferentes graus de deficiência. Surgiram em 1960, sendo resultado da utilização do esporte como ferramenta para reabilitação de deficientes. A primeira participação brasileira foi em 1972, e nossa primeira medalha veio em 1976.