É a emissão anual do novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo. O licenciamento via Correios permite que o cidadão realize o pagamento pelo sistema bancário e receba o documento no endereço cadastrado no Detran.
O que é o CRLV Digital? É a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo que, junto à CNH Digital, compõe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O CRLV é o documento de porte obrigatório, expedido pelos Detrans estaduais, que concede o direito de tráfego e legaliza sua circulação.
O Licenciamento é necessário para autorizar a circulação de veículos automotores em território nacional e deve ser feito anualmente. Serve para garantir as condições de segurança do carro e sua conformidade com as normas de emissão de poluentes e ruídos.
Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque, para transitar na via, deverá ser licenciado anualmente pelo órgão executivo de trânsito do Estado, ou do Distrito Federal, onde estiver registrado o veículo.
Como fazer o Licenciamento Digital de veículos pelo smartphone. ... Faça o login no app Poupatempo Digital e toque em "Veículos". Escolha a opção "Licenciamento Digital (CRLV-e)" e vá em "Baixar o documento para imprimir (PDF)". Caso seja o primeiro acesso, será necessário cadastrar o veículo.
Enquanto o IPVA é um imposto que incide sobre a posse do bem, o licenciamento é uma autorização para que você possa andar com seu veículo nas ruas e nas estradas sem problemas. ... Enquanto isso, andar com o IPVA atrasado não pode ser considerado uma infração.
A taxa de licenciamento deve ser paga com o número do Renavam do veículo em agências bancárias, caixas eletrônicos ou pela Internet. Não há emissão de guia ou boleto. O sistema bancário informará os possíveis débitos referentes ao seguro obrigatório (DPVAT), multas e IPVA.
É a emissão anual do novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo.
"É importante lembrar ao cidadão que não é viável plastificar o documento, para não dificultar a leitura do QR Code pela autoridade de trânsito", ressaltou o diretor de Veículos do Detran-MT, Augusto Cordeiro.