O habitus é uma subjetividade socializada (Bourdieu, 1992, p. 101). Dessa forma, deve ser visto como um conjunto de esquemas de percepção, apropriação e ação que é experimentado e posto em prática, tendo em vista que as conjunturas de um campo o estimulam.
O mundo social, para Bourdieu, deve ser compreendido à luz de três conceitos fundamentais: campo, habitus e capital.
O campo estrutura o habitus e o habitus constitui o campo (Bourdieu, 1992b:102-103; Dortier, 2002:55). O habitus é a internalização ou incorporação da estrutura social, enquanto o campo é a exteriorização ou objetivação do habitus (Vandenberghe, 1999:49).
Habitus é um sistema de disposições incorporadas, tendências que organizam as formas pelas quais os indivíduos percebem o mundo social ao seu redor e a ele reagem (em termos de classe social, religião, nacionalidade, etnia, educação, profissão etc.), como o habitus é adquirido através de mimesis e reflete a realidade ...
Desenvolvido por Pierre Bourdieu, este conceito refere-se ao conjunto de recursos, competências e apetências disponíveis e mobilizáveis em matéria de cultura dominante ou legítima. Todo o capital, seja qual for a sua espécie, subentende uma relação de dominação, de apropriação/desapropriação. ...
Para Bourdieu, a escola é um espaço de reprodução de estruturas sociais e de transferência de capitais de uma geração para outra. É nela que o legado econômico da família transforma-se em capital cultural. ... Ao mesmo tempo, quanto maior o acesso a um certo grau de ensino, menos ele é valorizado como capital cultural.
Para Bourdieu, as "coisas imateriais" se referem a todos os elementos que não se aplicam ao âmbito financeiro, ou seja, se relacionam com aspectos da cultura e interpretação de mundo de cada indivíduo.
Habitus, Campo e Capital É o espaço simbólico em que as representações dos confrontos pelo poder tem suas representações legitimadas. Em outras palavras, campo são os espaços, os nichos onde ocorrem as atividades humanas e nos quais acontecem as lutas pela detenção de poder simbólico.