O greide é a inclinação vertical do eixo da estrada, formando-se os aclives e declives ajustados por uma curva de concordância vertical. As curvas verticais servem para unir de modo confortável e seguro as rampas de aclive (subidas) com as rampas de declive (descida) e vice-versa.
O que é grade da rua?
Do inglês, "grade", série de cotas que caracterizam o perfil longitudinal de uma via.
Como medir declividade?
Declividade
Declividade é a tangente da inclinação da superfície do terreno em relação à horizontal, ou seja, é a relação entre a diferença de altura entre dois pontos e a distância horizontal entre esses pontos. ...
dH = distância horizontal AC (distância entre os pontos) ...
D = dh/dH. ...
D = (dh/dH) x 100.
Como calcular o aclive?
Esse cálculo é feito da seguinte forma: Basta saber quanto o terreno sobe a cada metro de comprimento. Ou seja, se em 1 metro de comprimento ele tiver subido ou descido 20cm, significa então que sua inclinação é de 20% (porque 20cm são 20% de 100cm ou 1 metro).
O que é a cota vermelha?
Distância vertical entre o perfil transversal do terreno e a rasante. O valor da cota vermelha é positivo quando a cota do terreno for inferior à cota da rasante e negativa quando a cota do terreno for superior à cota da rasante.
Qual a finalidade da terraplenagem?
Terraplenagem é a operação destinada a conformar o terreno existente aos gabaritos definidos em projeto. De maneira geral ela engloba os serviços de corte (escavação de materiais) e de aterro(deposição e compactação de materiais escavados).
Como fazer um projeto de terraplenagem?
Projeto de terraplenagem16 Estaca Cota terreno Cota greide CV Área corte Área aterro Volume corte Volume aterro Volume aterro corrig. Comp. transv. Comp. long. Volume acum. 0 1 2 3 Planilha de cálculo Projeto de terraplenagem17 Estaca Cota terreno Cota greide CV Área corte Área aterro Volume corte Volume aterro Volume aterro corrig.
Quais são os subsídios necessários à compreensão das operações de terraplenagem?
1 APRESENTAÇÃO Esta publicação apresenta os subsídios necessários à compreensão dos princípios gerais que orientam as operações de TERRAPLENAGEM aplicáveis às obras viárias terrestres, dando-se especial ênfase às atividades de Projeto.