O olho é constituído por três partes principais: Globo ocular, que é preenchido com um material gelatinoso denominado humor vítreo. O globo ocular é formado por três camadas: esclera, úvea e retina.
A camada externa é constituída pela córnea e a esclera e serve para proteção. A camada média ou vascular é formada pela íris, a coroide, o cório ou uvea, e o corpo ciliar. A camada interna é constituída pela retina que é a parte nervosa.
É o tecido transparente que cobre a pupila, a abertura da íris. Junto com o cristalino, a córnea ajusta o foco da imagem no olho. Camada média do globo ocular. Constituída por uma rede de vasos sanguíneos, ela supre a retina de oxigênio e outros nutrientes.
O globo ocular encontra-se na órbita, uma cavidade óssea do crânio. A gordura retrobulbar (corpus adiposum orbitae) é um tecido adiposo que reveste internamente a órbita e contém os vasos e nervos. O globo ocular consiste das camadas do olho, o cristalino/lente e as câmaras.
A luz passa através da córnea, para dentro da pupila e através do cristalino. A córnea e o cristalino ajustam-se à luz (refratam) para que a retina foque. Os fotorrecetores na retina convertem a luz em impulsos elétricos. Os impulsos elétricos atravessam o nervo ótico até ao cérebro.
A córnea atua como camada protetora da parte frontal do olho e também ajuda a concentrar a luz sobre a retina, no fundo do olho. Depois de passar pela córnea, a luz atravessa a pupila (o ponto preto no meio do olho).
FORMAÇÃO DA IMAGEM NO OLHO HUMANO A imagem que vemos é resultado do seguinte processo: o cristalino, uma lente biconvexa, forma uma imagem real e invertida do objeto, a qual fica localizada exatamente sobre a retina. Feito esse processo, essa imagem é enviada ao cérebro pelo nervo óptico.
As células da retina sensíveis à luz são conhecidas como cones e bastonetes. A parte central da retina é chamada de mácula, e é rica em cones, responsáveis pela visão de detalhes e das cores. O restante da retina é basicamente formado de bastonetes, que são menos sensíveis às cores.
Retina, a parte do olho responsável pela formação de imagens - Hon.
A retina é uma camada de tecido na parte posterior do olho. O objetivo principal da retina é receber luz da lente e enviar sinais ao cérebro para processá-la em uma imagem visual.