Josei (女性 literalmente "mulher") é a definição dada aos mangás normalmente voltados para o público feminino adulto.
A palavra shoujo em japonês significa "menina", logo, animes shoujo tem com alvo apenas garotas, diferente dos shounens que são feitos tanto para garotas quanto para garotos.
Shoujo significa "menina" em Japonês, junto de palavras como onna no ko 女の子 e joshi 女子. Logo, animes shoujo são feitos para meninas e não para crianças em geral como animes shounen.
Shonen ou shounen manga (少年漫画 Shōnen Manga) é uma categoria demográfica direcionada ao público adolescente. Um anime ou mangá Shonen pode ser reconhecido facilmente pelas lutas e personagens poderosos. ... O mangá shonen foi considerado a forma mais popular de mangá.
O termo Shōnen-ai foi exportado para ocidente com um erro de tradução, o que originou o senso comum de que "Shounen-ai é um gênero que refere-se aos mangás sem cenas sexuais" e "Yaoi é um gênero que refere-se aos mangás com cenas sexuais".
Shoujo. Este é o estilo de mangá direcionado para o público infanto-juvenil feminino. Diferente do shounen, seu traço é leve e sua arte clara e menos poluída.
Em japonês, a palavra "seinen" significa "jovem", apesar de ser usada para descrever o público-alvo de revistas de mangás destinadas a homens de 20 a 50 anos, como Weekly Manga Times e Weekly Manga Goraku. Os principais gêneros de mangás seinen são: ação, fantasia, ficção científica, comédia e esportes.
A grande diferença entre shōnen e seinen está nos temas e no conteúdo maduro. Algumas histórias de seinen possuem personagens em idade típica de shōnen (como personagens em idade escolar), mas as temáticas são mais maduras, geralmente contendo sexo e violência, que não são adequadas em revistas infanto-juvenis.
Assim como "shounen" se traduz para "menino", a palavra "shoujo" significa "menina". Neste caso, são mangás e animes direcionadas para o público feminino, com histórias mais voltadas para o romance, o primeiro amor, vida escolar e por aí vai.