O que é o exame citopatológico?

O que é o exame citopatológico?

É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome "Papanicolaou" é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.

O que quer dizer controle citológico?

Não tem como dizer sem ver o resultado do exame. Quando fala que sugere controle citológico a critério clínico quer dizer que o médico vai avaliar quando precisa repetir o exame. Você precisa mostrar o exame para algum médico mesmo.

Quais células devem ser coletadas no exame de Papanicolau?

Um exame de Papanicolaou envolve a coleta de células do colo do útero - a extremidade inferior e estreita do útero, que fica no fundo da vagina. A detecção precoce do câncer do colo do útero com um exame de Papanicolaou oferece uma chance maior de cura.

O que significa citologia microflora?

É uma maneira de examinar células coletadas do colo do útero. O objetivo principal do exame é detectar o câncer de colo de útero em estágio precoce ou anormalidades nas células que podem estar associadas ao desenvolvimento deste tipo de tumor.

Como é feito o exame Citopatologico?

Como é feito o exame Papanicolau?

  • Observação ou exame externo para detecção de infecções;
  • Introdução de um aparelho (espéculo) para manter o canal vaginal aberto e observar o colo do útero;
  • Coletar o material com uma espátula ou cotonete diretamente do colo do útero, que serão analisadas em laboratório.
  • Como é feito o exame citopatológico?

    Como é feito? O exame Papanicolau é um procedimento simples e costuma ser realizado no próprio consultório ou em laboratórios de diagnóstico. Nele, o médico coleta material do colo uterino por meio de uma colher de raspagem. Após isto, a substância coletada é colocada em uma lâmina e levada para análise em laboratório.

    Como ler um exame de citologia?

    Como entender os resultados

  • Classe I: o colo do útero está normal e saudável;
  • Classe II: presença de alterações benignas nas células, que normalmente são causadas por inflamação vaginal;
  • Quais os resultados de uma citologia?

    A citologia cérvico vaginal pode detectar:

    • Doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, clamídia e gonorreia;
    • Presença da infecção pelo HPV, que é a principal causa de câncer de colo de útero;
    • O próprio câncer de colo de útero;
    • Presença de alterações hormonais.
    • Presenças de fungos, como a candidíase.

    Como deve ser feita a coleta de material para a citologia cérvico vaginal com a finalidade de diagnóstico oncológico?

    Realizar o raspado da parede lateral da vagina em seu terço superior com a parte arredondada da espátula de Ayre. O material coletado deve ser estendido em toda a extensão da lâmina de vidro de maneira uniforme e imediatamente fixado.

    O que observar na coleta da amostra do exame de Papanicolaou?

    Condições para uma amostra de qualidade:

    • Não estar menstruada - a presença de pequeno sangramento de origem não menstrual, não é impeditivo para a coleta, principalmente em mulheres na pós-menopausa;
    • Não usar creme ou ducha vaginal nem submeter-se a exames intravaginais (ultrassonografia) por 2 dias antes do exame;

    Qual a origem da palavra citologia?

    • A palavra "citologia" vem do grego, onde kytos = célula e logos = estudo. A Citologia é um dos ramos das ciências naturais e a sua história está intimamente relacionada com o advento do microscópio.

    Qual a importância da citologia?

    • O descobrimento de sequências de aminoácidos, estruturas e disposição tridimensional da molécula, os estudos sobre enzimas, o modelo molecular do DNA, fizeram da Citologia um dos ramos mais importantes das ciências biológicas, tornando-se muito importante para a Genética, Bioquímica e Patologia.

    Qual o intervalo entre as coletas de citologia?

    • A coleta pode ser interrompida aos 65 anos, se houver exames anteriores repetidamente normais. Qual o intervalo ideal entre as coletas? O intervalo entre as coletas de citologia varia entre um e três anos baseado na presença de fatores de risco, tais como:

    Quando deve-se repetir a citologia de repetição?

    • - Caso o resultado da citologia de repetição seja negativo, deve-se repetir o exame após seis meses e, mediante resultado normal, inserir a paciente em controles de rotina. Como discutido em módulos anteriores, o HPV é um importante fator para desenvolvimento do câncer de colo uterino, merecendo, portanto, importância no seguimento e tratamento.