Realiza efeitos especiais e fundos sonoros em emissora de rádio ou televisão e produtoras, edita áudio de trilhas sonoras, música, vinhetas, comerciais, dentre outros.
Sonoplastia é a comunicação pelo som. ... Antes designada como composição radiofônica, tinha por função a recriação de sons da natureza, de animais e objetos, de ações e movimentos, elementos que em teatro radiofônico têm que ser ilustrados ou aludidos sonoramente.
Habitualmente, a sonoplastia recorre a som e a música previamente gravados, mas em alguns caso pode recorrer à composição e à gravação de forma a produzir determinado efeito ou ambiente.
Para entrar na carreira de sonoplasta, tem de ter um curso ligado à sonoplastia. Existem diversos cursos, sendo que uns são mais amplos, e outros mais específicos, como, por exemplo, sonoplastia para produção de rádio. O ideal é tirar um curso de sonoplastia mais geral, como o curso de sonoplastia e pós-produção áudio.
O sonoplasta é o artista plástico do som. Seu campo de atuação são as emissoras de rádio, televisão, produtoras ou qualquer lugar que exija a presença desse profissional no apoio à produção ou direção. Atualmente, a maioria dos sons precisam ser criados em estúdio por este profissional.
Sonoplasta - Designer do Som - Profissões - InfoEscola.
O que é Dramaturgo: Dramaturgo é uma expressão que tem origem no grego "dramatourgós", que significa autor de peças de teatro. Os textos dramáticos escritos pelo dramaturgo são destinados à representação por atores, seja no teatro ou em teledramaturgia (novelas, filmes, minisséries etc.).
Sonoplastia é o processo de criar, captar e manipular sons a fim de produzir efeitos sonoros para vídeos, filmes, teatro, rádio e outros.
Para ser um bom sonoplasta é preciso unir estudo e prática, é fundamental aprender a trabalhar com efeitos sonoros, mesa de som e também sonoplastia de objetos. Bons cursos online podem ensinar as formas de realizar, contudo, é importante adquirir os equipamentos e praticar.
Para cumprir essas atribuições da forma adequada, o figurinista deve ter vasto conhecimento de história da arte e da indumentária, além de saber integrar suas habilidades ao funcionamento da iluminação, cenografia, trilha sonora, efeitos sonoros, entre outros aspectos relacionados às produções artísticas.