A hematoxilina tem atração por substâncias ácidas (basófilas) dos tecidos, como os núcleos e o retículo endoplasmático rugoso e ácidos nucleicos. Já a eosina, sendo ácida, cora predominantemente o citoplasma, as fibras de colágeno e outras estruturas compostas por substâncias com caráter básico (acidófilas).
Exemplos de estruturas acidófilas: – o citoplasma fundamental (citosol) e as mitocôndrias. Por esta razão, o citoplasma da maioria das células se cora em rosa-vermelho pela eosina após coloração por HE.
A hematoxilina é um corante básico, que tem atração a substâncias ácidas (lembra que os opostos se atraem). ... E a eosina é um corante vermelho. Sendo assim, tudo aquilo que você observar na lâmina que seja dessa cor, é uma substância básica, e que foi atraída pela eosina que é ácida, sendo então uma substância acidófila.
A coloração visa contrastar as estruturas teciduais. A ação da maioria dos corantes se baseia na interação entre os radicais ácidos ou básicos dos elementos químicos dos mesmos com os dos tecidos.
A eosina é um corante sintético e produz uma coloração avermelhada. Nas células coradas com HE, os ácidos nucléicos presentes no núcleo são corados pela hematoxilina, corante básico, dando ao núcleo um tom azul-arroxeado. ... A coloração dos mastócitos com o azul-de-metileno constitui um bom exemplo.
Estruturas que se coram pela eosina e por outros corantes ácidos são chamadas de acidófilas ou eosinófilas. A maior parte da região corada em rosa no lado direito é citoplasma das células musculares. O citoplasma se tornará corado em azul claro ao colocar o mouse ou clicar.
Os cortes de tecido podem então ser corados com hematoxilina. Por sua natureza básica, a hematoxilina vai corar os ácidos nucleicos dos núcleos. Em seguida, os cortes são lavados em e corados pela eosina, um corante de natureza ácida e que irá corar os componentes básicos predominantes no citoplasma das células.
2.1 - Exame a fresco ("in vivo"): Consiste na observação de células vivas com a finalidade de: verificar diferentes tipos de movimentos, estrutura celular, a atividade fagocitária, os aspectos de reprodução celular, aspectos de ingestão e excreção de substâncias metabólicas.
A combinação mais comum de corantes usada em histologia e histopatologia é a hematoxilina e eosina (HE).