O enquadramento de corpos d'água estabelece o nível de qualidade a ser alcançado ou mantido ao longo do tempo. ... A classe do enquadramento de um corpo d'água deve ser definida em um pacto acordado pela sociedade, levando em conta as prioridades de uso da água.
Os corpos hídricos nacionais são classificados em nove classes, sendo as cinco primeiras classes de água doce (baixa quantidade de sais minerais), as duas seguintes de água salinas (média quantidade de sais minerais), e as duas últimas de águas salobras (alta quantidade de sais minerais).
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e o Conselho Nacional de Recur- sos Hídricos (CNRH) exercem papel no disciplinamento de diretrizes e procedimen- tos relacionados ao instrumento de enquadramento dos corpos de água, criado pela Lei n° 9.433/1997.
Classe 2: águas destinadas ao abastecimento doméstico após tratamento convencional, à proteção das comunidades aquáticas, à recreação de contato primário, irrigação de hortaliças e frutíferas e à criação natural e/ou intensiva de espécies destinadas à alimentação humana.
Classe especial São águas destinadas: Ao abastecimento para consumo humano, com desinfecção; À preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas; À preservação dos ambientes aquáticos em Unidades de Conservação de proteção integral.
Os tipos de uso da água são classificados em dois grandes grupos: usos consuntivos e usos não-consuntivos. ... Já os usos da água não-consuntivos são aqueles em que não há necessidade da retirada da água de seu local de origem, como para geração de energia, transporte e navegação, lazer e piscicultura, por exemplo.
Tipos de corpos de água
O Enquadramento dos corpos de água é um instrumento fundamental na esfera de planejamento ao integrar a política de recursos hídricos com a política de meio ambiente, associando a outros instrumentos de gestão das águas (Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos e Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos) com os ...
Tipos de corpos de água
De acordo com a Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde o valor máximo de turbidez permitido na água potável é de 5,0 ntu. Sendo assim, em toda extensão dos 3 mananciais, suas águas encontram-se acima do valor máximo permitido pelo MS quanto a turbidez para ser considerada potável e assim apta para consumo humano.