O que é o emulsificante? Os emulsificantes derivam de gorduras e são capazes de produzir emulsão entre dois ingredientes que não se misturariam sem ele (água e óleo, por exemplo). O resultado é mais cremosidade, estabilidade e rendimento na sua receita.
EMULSIFICANTE: No caso de massas para bolos ou recheios, a sua função é incorporar ar (dar volume) durante o batimento da massa, facilitando uma mistura mais uniforme entre os ingredientes, resultando em uma massa leve e fofinha. Na preparação de sorvetes, o emulsificante produz uma sensação de maior maciez ao paladar.
Para massas o recomendável é usar 1 colher (sobremesa) bem cheia para cada 300 g de farinha de trigo, sempre em temperatura ambiente. Para sorvetes e cremes, o ideal é uma dosagem de 8 a 10 g do ingrediente por litro. Tome cuidado para não "errar a mão" ao acrescentar emulsificante às suas receitas.
Os emulsificantes de grau ali- mentício são geralmente ésteres compostos de um final hidrófilo (água) e um final lipofílico (gor- dura). Em geral, o final lipofílico é composto pelos ácidos esteárico, palmítico, oléico ou linoléico, ou pela combinação destes ácidos gra- xos.
Ainda que com a segurança comprovada pelos órgãos regulatórios, gerou-se a hipótese de que os emulsificantes têm potencial de danificar a barreira intestinal, levando à inflamação e aumento do risco de doenças crônicas.
INGREDIENTES: Água, emulsificantes: monoglicerídeos de ácidos graxos destilados (INS 471), estearato de potássio (INS 470), monoestearato de sorbitana (INS 491) e polioxietileno de monoestearato de sorbitana (INS 435). Contém ingrediente(s) (glucose de milho) transgênico(s) em sua composição.
A quantidade de emulsificante deve ser determinada de acordo com cada receita. Nas massas, 1 colher cheia abarca muito bem 300 gramas de farinha de trigo, por exemplo. Já no preparo dos sorvetes, a dosagem varia entre 8 a 10 gramas por litro.
Os não-iônicos também possuem baixa toxicidade, são mais disponíveis aos ingredientes (maior compatibilidade). Também possuem a fama de serem ótimos em peles mais sensíveis por serem menos irritantes, diferente de um emulsificante catiônico por exemplo.