O ato de estudar é um ato lógico, que exige uma consciência e um domínio dos processos intelectuais próprios à abordagem dos problemas. De imediato, as coisas ou as idéias surgem numa unidade confusa, indiferenciada, sincrética, que exige uma postura de análise e síntese.
O texto de Paulo Freire trata da importância do ato de estudar, tomando como ponto de partida uma situação de trabalho. Ele ressalta que o referido ato é desafiador, visto que pressupõe a disciplina e o olhar diferenciado. Em outras palavras, é criar e recriar.
Em suma, o ato de estudar permite a compreensão lógica da realidade, constitui-nos e dá sentido às coisas, além de permitir que modifiquemos o lócus no qual estamos inseridos e, por consequência disso, intencionemos à emancipação humana, isto é, o estado de completude consigo próprio, com a natureza e com a sociedade ...
b) Que o ato de estudar, no fundo é uma atitude frente ao mundo. Esta é a razão pela qual o ato de estudar não se reduz à relação leitor-livro, ou leitor-texto. ... Desta forma, quem estuda não deve perder nenhuma oportunidade, em suas relações com os outros, com a realidade, para assumir uma postura curiosa.
Para introduzir o conteúdo dessa aula é importante perguntar ao estudante: qual a relação que existe entre o estudo e a sua vida? ... Por este motivo, estudar passa a ser uma obrigação e não uma atitude deliberada por parte dos estudantes. O estudar passa a ser o mesmo que fazer tarefas e se preparar para provas.
Isso demonstra que, na realidade, a maioria das pessoas não sabe o que é estudar. Pois bem, indo direto ao ponto, estudar para certames públicos é: ASSIMILAR a matéria; FAZER material de revisão; e FAZER exercícios.
Estudar é um procedimento que exige disciplina, rigor, sentido de dever e responsabilidade. ... O aluno deve perceber significado no ato de estudar, reconhecer que o estudo irá lhe trazer um benefício, ou seja, estudar vale a pena.
Resposta: Eles têm a mesma finalidade: alertar, instruir e informar a população em geral sobre determinado assunto.
Resposta: Estudar: Aplicar a inteligência para aprender, para saber, ou adquirir instrução ou conhecimentos, dedicar-se à apreciação, análise ou compreensão de; procurar fixar na memória; frequentar o curso de; exercitar-se, ser estudante, ser estudioso, aprender a conhecer-se; observar-se e analisar-se.
Sugiro começar por "Conscientização", que apresenta a biografia e o método; seguida de "Educação como prática da liberdade" e "Pedagogia do oprimido". Esses dois últimos ajudam na compreensão de como o método de educação de jovens e adultos se transformou em uma epistemologia da educação [uma teoria do conhecimento].