Ressonância, ou efeito mesomérico, é o deslocamento de elétrons ao longo de uma cadeia carbônica provocado pela diferença de eletronegatividade entre os átomos ligantes na estrutura.
O efeito indutivo ocorre em ligações sigmas de cadeias saturadas. É provocado por átomos, como os haletos, ou por grupos substituintes, como os radicais orgânicos.
As estruturas de ressonância é uma representação gráfica da densidade eletrônica ao longo da molécula 2. Ao escrever as estruturas de ressonância só nos é permitido mover elétrons; 3. Todas as estruturas devem ter estruturas de Lewis apropriadas.
O efeito mesomérico é negativo quando o substituinte é um grupo que retira electrões e o efeito é positivo quando baseado na ressonância e o substituinte é um grupo libertador de electrões. O fluxo de electrões líquido para ou a partir do substituinte é determinada também pelo efeito indutivo.
Quando a frequência da vibração forçada de um objeto se iguala à frequência natural dele, ocorre um drástico aumento da amplitude. Esse fenômeno é denominado Ressonância. Literalmente Ressonância significa "ressoar" ou "soar novamente".
O que é ressonância magnética e para que serve? A ressonância magnética é considerada um dos maiores avanços do século em diagnóstico médico por imagem. Através das imagens obtidas pelo exame, é possível fazer uma análise de doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas.
Os principais tipos de reações orgânicas são:
Essa carga positiva se dá em razão da presença, no núcleo, de partículas denominadas prótons. Também no núcleo, além dos prótons, existem os nêutrons, que são partículas que não possuem carga elétrica. Ao redor do núcleo há partículas com cargas elétricas negativas denominadas elétrons.
A estrutura de Lewis mostra a formação das ligações em uma molécula, bem como os átomos envolvidos e os elétrons da camada de valência de cada um deles. Os átomos realizam ligações químicas entre si a fim de alcançar a estabilidade eletrônica. ... Para representar essas ligações, usamos as estruturas de Lewis.
A ressonância em química é uma ferramenta usada para representar certos tipos de estruturas moleculares. A ressonância molecular é um componente chave na teoria da ligação covalente e a sua manifestação aumenta quando existem ligações duplas ou triplas em moléculas.