Dojo kun (道場訓 Dōjō kun) é o conjunto de regras a ser seguido pelos praticantes de caratê. ... Estes preceitos representam os ideais filosóficos do caratê e são atribuídos a um grande mestre da arte do século XVIII, chamado Tode Sakugawa.
O dojo kun, são os preceitos filosoficos do karate, repetidos em cada sessão de prática do Karate. Visando promover uma reflexão a todos sobre carater, esforço, atitudes, virtudes e estado de espirito tanto dentro quanto fora do dojo.
Quando se diz : "Conter", afirma-se que o homem é capaz de mudar os padrões de pensamentos agressivos em pensamentos de respeito e equilíbrio. A prática do Karatê vai aos poucos, modificando os padrões de pensamentos e substituindo os pensamentos de agressão por pensamentos de harmonia.
Sakugawa O Dojo Kun é mais conhecido como código de conduta da escola. Foi criado por Sakugawa em 1750. Ele é considerado o primeiro mestre de Okinawa de Tode. Sakugawa criou cinco regras simples do código de conduta, que ainda são muito valiosos hoje como eram na época em que ele estabeleceu.
Cumprimentar toda vez que for entrar e sair do tatame. Cumprimentar sempre o professor antes dos outros alunos. Não falar palavras de baixo calão ou xingar quando estiver no tatame. Não ficar sem camisa dentro do tatame e nas dependências do dojô
PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS DO KARATE
Os Vinte Princípios do Karate - NIJU KUN
do·jo |ô| [ Desporto ] Local destinado ao treino de artes marciais japonesas, como o judo ou o caraté .
O Dojo é o local onde os ensinamentos da arte marcial são passados aos praticantes, como tal deve ser um local onde a seriedade e o respeito imperam. Nos dojos ASKKSA, seguem-se as regras tradicionais de boa conduta, características dos dojos japoneses, pontos de origem do Karaté.