Taxa Interna de Retorno, TIR, vem do inglês Internal Rate of Return (IRR). Definimos essa taxa como a taxa que zera o Valor Presente líquido (VPL). ... E o que baliza a diferença entre os dois valores é a taxa de juros. Então o VPL nada mais é do que a soma de todos fluxos de pagamentos que qualquer investimento possui.
A TIR permite analisar a viabilidade dos projetos financeiros a partir da estimativa inicial e de retorno; O cálculo da TIR indica se o investimento vai ou não valorizar seu dinheiro; Quanto maior for percentual da TIR, mais indicado é o investimento.
O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital. A Taxa Interna de Retorno – TIR é a taxa "i" que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto.
O Ponto de Fisher é o local onde a escolha entre os projetos é indiferente (lembrando que para um investidor, um projeto será indiferente se todas as alternativas tiverem o mesmo VPL).
O VPL deverá ser superior ao VP para que o investimento seja interessante. Caso contrário, haverá prejuízo, já que a receita futura será menor do que o gasto inicial. A TIR deverá ser maior que a TMA. Caso contrário, será mais interessante investir no mercado financeiro, em CDB, DI ou poupança, por exemplo.
Para projetos independentes, os métodos de VPL e TIR sempre levam à mesma decisão de aceitar ou rejeitar, pois se o VPL é positivo, a TIR tem de ser superior ao custo de capital. ... Quanto a projetos mutuamente excludentes, estes métodos podem ter resultados conflitantes.
A Taxa Interna de Retorno, mais conhecida pela sigla TIR, ou em inglês IRR (Internal Rate of Return), é uma métrica utilizada para analisar o percentual de retorno financeiro de um projeto. Para entender a TIR é necessário ter claro o conceito de "valor do dinheiro no tempo".
A TIR ou Taxa Interna de Retorno usa o fluxo de caixa de um empreendimento para entender se este é um investimento que trará lucro ou não. Isso é feito por meio da comparação do investimento inicial e suas despesas futuras com o retorno potencial que ele pode trazer.
No método do valor presente liquido, a taxa de atratividade é o percentual de desconto dos fluxos de caixa. ... No método da taxa interna de retorno, a taxa de atratividade é comparada com o retorno calculado, indicando aceitação quando esta última for, pelo menos, igual à taxa de desconto utilizada.
O Valor Presente Líquido (VPL) é a soma do valor presente dos fluxos de caixa futuros que o projeto irá gerar com o valor (negativo) do investimento inicial.