O Custo Unitário Básico (CUB) é uma medida estimada do custo por metro quadrado (m2) de uma construção civil.
Qual valor do CUB 2021?
05/08/2021 | 19:20 - O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do Estado de São Paulo, apurado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), teve alta de 0,96% em julho frente a junho, encerrando o mês em R$ 1.724,52 por metro ...
Como calcular o CUB de um imóvel?
Como calcular o CUB?
Bem, podemos simplificar o CUB como o resultado da soma dos custos de MATERIAIS, MÃO DE OBRA e EQUIPAMENTOS dividido pela ÁREA CONSTRUÍDA.
CUB = (MATERIAIS + MÃO DE OBRA + EQUIPAMENTOS) / ÁREA CONSTRUÍDA.
Por que o CUB deve ser utilizado?
É dessa forma que o CUB deve ser utilizado: para a garantia de uma estimativa mais precisa e que visa auxiliar a elaboração de projetos, orçamentos e cronogramas consistentes. É preciso considerar que, como este, existem outros cálculos, como o BDI, por exemplo, necessários para a realização de um bom projeto.
Qual o valor do CUB?
O CUB, valor R$/m², já é previamente estipulado pelo sindicato da construção (Sinduscon) de cada estado brasileiro. Para ter acesso, você precisa acessar o site da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), totalmente voltado para o CUB.
Quais são as especificações do CUB residencial?
Referidas especificações são classificadas, por padrão de acabamento e número de pavimentos: Padrão de acabamento: baixo, normal e alto. Padrão de acabamento: normal e alto. Assim, os tipos de CUB Residencial previstos na norma atingem 11 especificações.
Qual a diferença entre a R1 e a R2?
R1 - B - Residencial Padrão Baixo: Residência composta de dois dormitórios. R1- N - Residencial Padrão Normal: Residência composta de três dormitórios. R1 - A - Residencial Padrão Alto: Residência composta de quatro dormitórios. RP1Q - Residencial Popular: Residência composta de um dormitório.