O coeficiente de aproveitamento é um número que multiplicado pela área do terreno indica a quantidade máxima de metros quadrados que podem ser construídos, somadas as áreas de todos os pavimentos. Basta dividir a área total edificada (contando com todos os pavimentos) pela área do terreno ou lote.
O Coeficiente de Aproveitamento é um número que, multiplicado pela área do lote, indica a quantidade máxima de metros quadrados que podem ser construídos em um lote, somando-se as áreas de todos os pavimentos. Os exemplos abaixo mostram duas possibilidades de edificação em um lote de 24 x 30m, com CA=2.
Um terreno de 1200m², por exemplo, com um CA máximo igual a 2,4 indica que a área máxima a ser construída, somando a área de todos os pavimentos, é igual a 2.880,0 m². O plano diretor municipal e, mais especificamente, o zoneamento, é o instrumento em que o CA máximo é tipicamente definido.
A taxa de ocupação e o coeficiente de aproveitamento funcionam como um limitador do crescimento urbano, estabelecendo a forma como acontecerá a ocupação dos terrenos em determinada área da cidade ao longo dos anos.
O sistema apura o coeficiente multiplicando a carga horária da disciplina com a nota obtida na disciplina, em seguida dividindo o somatório do resultado desta multiplicação pelo somatório da carga horária das disciplinas cursadas.
A Taxa de Ocupação (TO) é a relação percentual entre a projeção da edificação e a área do terreno. Ou seja, ela representa a proporção do terreno sobre o qual há edificação.
O CA representa quantas vezes a área do terreno se pode construir de área computável na edificação. A TO representa qual a porcentagem do terreno se pode ocupar, em projeção horizontal. O CA é a relação entre a área construída computável e a área do terreno. É também conhecido como o "potencial construtivo" do terreno.
O sistema apura o coeficiente multiplicando a carga horária da disciplina com a nota obtida na disciplina, em seguida dividindo o somatório do resultado desta multiplicação pelo somatório da carga horária das disciplinas cursadas.
Para calcular o CRA, basta multiplicar o valor do conceito pela carga horária da disciplina (horas de aula), somar, e depois dividir pelo número total de disciplinas.
Sua média global é a média de todas as suas notas durante o Ensino Médio. Se este número não aparece no seu histórico escolar, você pode calculá-lo somando todas suas notas e dividindo esse valor pelo número total de notas.