O choque é um estado de hipoperfusão de órgãos, com resultante disfunção celular e morte. Os mecanismos podem envolver volume circulante diminuído, débito cardíaco diminuído e vasodilatação, às vezes com derivação do sangue para não passar pelos leitos capilares de troca.
Pode durar de 2 dias a 4 semanas. É conhecido como a resposta de reação contrária, negação ou fuga. Existe um aumento da adrenalina no corpo, no ritmo cardíaco e na respiração. Pode também ocorrer uma desorientação temporária, até mesmo em relação às pessoas.
Choques e formigamento podem ser sintomas de ansiedade, mas também podem fazer parte de alguns transtornos não detectáveis por ressonância e exames de sangue.
O choque pode ser classificado em 4 tipos principais, baseados tradicionalmente no seu perfil hemodinâmico: hipovolêmico, cardiogênico, obstrutivo e distributivo.
Choque é a expressão clínica da falência circulatória aguda que resulta na oferta insuficiente de oxigênio para os tecidos. É uma condição de alta mortalidade que deve ser identificada e tratada imediatamente.
O que é Pirogênico: Choque ou reação pirogênica é a reação que o organismo apresenta quando é invadido por endotoxinas (microorganismos que podem ser, por exemplo, bactérias). Ela é caracterizada por respostas agudas como febre, calafrios, tremores, cefaléia, hipotensão, etc.
O que fazer em caso de choque Deve-se ainda levantar ligeiramente as pernas, num ângulo de cerca de 45º e tentar acalmá-la enquanto se chama a emergência médica. Caso a pessoa esteja inconsciente, deve ser colocado em posição lateral de segurança e chamar a emergência médica, que a levará para o hospital.
Os sintomas do choque são semelhantes quando a causa é um volume de sangue baixo ou função de bombeamento do coração inadequada.
É comum percebermos esse choque quando encostamos em objetos de metal como a porta do carro, o registro do chuveiro, a maçaneta de uma porta, ou quando encostamos em outra pessoa, pois todos são bons condutores de eletricidade que permitem que a corrente elétrica flua no material.
Esfregue um pano com amaciante nos estofados. Passe um pano com amaciante nos bancos do carro ou em móveis estofados para diminuir o acúmulo de estática nessas superfícies. O amaciante ajuda a neutralizar a carga elétrica. Você também pode tentar borrifar essas áreas com um spray ou aerossol redutor de estática.