A técnica CHA significa conhecimento, habilidade e atitude, e se refere ao tripé das competências. E mais e mais empresas têm buscado adotar essa técnica como parte de seu processo organizacional, principalmente por focar no comportamento das pessoas e para avaliar seus colaboradores.
A sigla CHA serve para designar Conhecimento, Habilidade e Atitude, tríade responsável por ampliar o sentido de competência por meio de um referencial que se assemelha a padrões internacionais. Além disso, também é um dos modelos mais atuais empregados pelas melhores organizações para avaliar seus colaboradores.
De modo geral, o conhecimento precisa ser posto em prática (habilidade) com objetivos e métodos bem definidos e executados (atitudes). Essa é a melhor maneira de trabalhar o CHA e experimentar, efetivamente, os benefícios desse tripé na sua vida pessoal e profissional.
Este ideograma "CHA", que serve para designar (Conhecimento, Habilidade e Atitude) é uma maneira de se procurar definir o sentido de competência a partir de um referencial no qual ela possa ser mensurada, e até mesmo comparada a padrões internacionais. ...
Competências, na área da administração, referem-se a um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) que caracterizam as aptidões de uma pessoa para cumprir determinadas tarefas. ... Competências são operações mentais que articulam e mobilizam os conhecimentos.
A habilidade é o saber fazer, é tudo o que de fato utilizamos dos conhecimentos que detemos em nossos "arquivos" no dia-a-dia. A atitude é o que nos leva a decidir se iremos ou não exercitar nossa habilidade de um determinado conhecimento, ela é o querer fazer.
O CHA é uma metodologia que surgiu nos últimos anos para avaliação profissional. O modelo, cada vez mais usado pelas organizações, ajuda a simplificar os parâmetros de avaliação de competências dos colaboradores, tornando o processo mais simples e menos subjetivo.
A importância do CHA: conhecimentos, habilidades e atitudes A importância de se saber trabalhar o CHA (conhecimento, habilidades e atitudes) na vida pessoal é trabalhar competências de forma consistente, podendo melhorar os pontos fracos e otimizar os pontos fortes.
Habilidade é a capacidade de colocar em prática o conhecimento adquirido, ou seja, é saber fazer. Sem conhecimento é difícil desenvolver habilidades para executar as tarefas. Atitude é o saber ser, ou seja, tomar iniciativas para querer mudar o ambiente organizacional.
A habilidade é o saber fazer, é tudo o que de fato utilizamos dos conhecimentos que detemos em nossos "arquivos" no dia-a-dia. A atitude é o que nos leva a decidir se iremos ou não exercitar nossa habilidade de um determinado conhecimento, ela é o querer fazer.