A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC), desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES está vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e tem como atribuição apoiar as universidades, por meio dos seus programas, e atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros.
Trata-se de uma agência governamental, vinculada ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), que tem como objetivo promover a expansão, consolidação dos cursos de pós-graduação stricto sensu, ou seja, dos cursos de mestrado e doutorado, em todo o país.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMissãoAvaliação da pós-graduação stricto sensu, acesso e divulgação da produção científica, investimentos na formação de especialistas de alto nível e promoção da cooperação científica internacional.DependênciaGoverno do Brasil Ministério da EducaçãoLocalização
De modo geral, as bolsas CAPES são fornecidas às faculdades e universidades por meio de convênios. O valor é repassado de acordo com a excelência de cada instituição. Quanto mais avançado um Programa de Pós-Graduação, mais bolsas ele terá para distribuir entre seus alunos.
Conceito 3: satisfatório, atende ao padrão mínimo de qualidade. Conceito 4: responde por um bom desempenho. Conceito 5: nota máxima para programas que oferecem apenas o mestrado.
A Plataforma Sucupira é uma ferramenta que permite o acompanhamento e a avaliação periódica dos programas de pós-graduação.
"O CNPq trabalha com projetos, trabalha com pesquisador. Ninguém faz isso no país e não vai fazer se não for o CNPq. Trabalhamos com projetos, não trabalhamos com capacitação de pessoas, isso é a Capes", afirmou Vilela em entrevista concedida ao portal DW, em abril deste ano.
11 de julho de 1951, Brasil Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Fundada em
Os estados a serem contemplados, no âmbito deste programa, são os seguintes: Alagoas (AL); Bahia (BA); Ceará (CE); Maranhão (MA); Norte de Minas Gerais (MG); Paraíba (PB); Pernambuco (PE); Piauí (PI); Rio Grande do Norte (RN); e Sergipe (SE).