O calor latente (L) refere-se à quantidade de calor que cada grama de substância precisa receber ou perder para que a mudança de estado seja possível. No caso da água, seu calor latente de fusão corresponde a 80 cal/g, ou seja, cada grama de água, a 0 °C, deve receber 80 cal de calor para sofrer a fusão.
Ele, na verdade, possui uma energia interna. Portanto, o fenômeno do calor só acontece quando um corpo com maior temperatura transfere energia para outro com menor temperatura. O calor ainda pode manifestar-se nos corpos de dois modos: Calor sensível: provoca apenas a variação da temperatura dos corpos.
Calor Sensível (c) é a quantidade de calor necessária para que uma unidade de massa de uma substância altere sua temperatura. ... Calor Latente (L) é a quantidade de calor que, ao ser fornecida ou retirada de um corpo, não altera sua temperatura, mas causa mudança em seu estado de agregação.
Para calcular o calor latente é utilizada a fórmula:
A quantidade de calor latente é determinada pelo produto da massa (m) do corpo que sofreu a transformação de estado e o chamado calor latente de fusão ou vaporização (L). A quantidade de calor necessária para que cada grama da substância sofra mudança de estado é chamada de calor latente de vaporização ou de fusão.
O calor sensível é aquele calor fornecido a um corpo que apenas gera uma variação de temperatura. ... Já o calor latente é aquele calor onde ocorre mudança de fase, sem mudança de temperatura. Exemplos: Um exemplo de calor latente é o derretimento de um cubo de gelo ou a evaporação da água.
Calor sensível diz respeito à forma de calor que produz uma mudança na temperatura de um corpo. ... Calor sensível é a quantidade de calor que é transferida entre os corpos, produzindo, assim, uma variação em sua temperatura.
Diferente do calor específico, o qual depende somente da substância, a capacidade térmica depende diretamente da substância e da massa do corpo. Em outras palavras, a capacidade térmica (C) é uma grandeza física característica de corpo, ou seja, ela intervém na sua massa.
O calor sensível é aquele calor fornecido a um corpo que apenas gera uma variação de temperatura. Sem que ocorra mudança no estado de agregação do corpo. Se for um sólido, continuará sendo um sólido. Já o calor latente é aquele calor onde ocorre mudança de fase, sem mudança de temperatura.
A parte horizontal do gráfico representa a mudança de estado físico em que o calor deixa de atuar na variação de temperatura e passa a atuar de modo a alterar o estado de agregação do elemento. Nessa parte do gráfico, a quantidade de calor envolvida foi de 700 cal (10 = 700 cal).